TURISMO-SA


EVENTOS

A Cozinha do Futuro com Pere Castells





Pere Castells, professor de química e ciência alimentar da Universidade de Barcelona, ministra palestra sobre inovações culinárias e perspectivas de futuro, no GS1 Brasil

A cozinha do futuro já é uma realidade. A gastronomia é transformada para se adaptar ao nosso ritmo de vida, às nossas necessidades, desde a comida mais tradicional até a mais revolucionária, incluindo novas ferramentas (Roner, impressoras 3D); novos produtos (alimentos sintéticos e liofilizados); novas técnicas (esféricas para criação de novas texturas); novas metodologias (a tecnologia de cocção por indução); e novos estudos (genômica nutricional), criando um contexto culinário de contrastes, paradoxos, contradições e variações constantes de produtos e procedimentos.

Em algumas décadas a comida do amanhã não será como a conhecemos. Os ingredientes e os processos se adaptarão rapidamente ao ritmo da vida e às necessidades das próximas gerações, provocando mudanças sociais profundas. É o que é proposto por Pere Castells em seu livro "La cocina del futuro", tema central da palestras promovidas pela RS4, no próximos dias 10 e 11 de novembro.

Castells entra neste futuro da cozinha, para saber o que comeremos (valorização dos ingredientes frescos e a base das receitas locais, produtos de proximidade, insetos e algas, alimentos mais saudáveis); e qual a qualidade que acompanhará nossa comida (rastreabilidade, segurança e sustentabilidade). As grandes empresas aprenderão a combinar a qualidade, com o sabor e a rapidez? O conceito de fast food continuará? As embalagens sofrerão mudanças? O potencial da Amazônia e do Cerrado: extrações sem controle ou focadas na sustentabilidade? Geladeiras e fogões irão virar peças de museu? Seremos capazes de combater o despedício e produzir comida suficiente?

A palestra "A cozinha do futuro" - com Pere Castells - abordará essas questões. As vagas são limitadas e a inscrição pode ser feita no site http://www.acozinhadofuturo.com

No se me ocurre nadie mejor preparado que Pere Castells para hacer un retrato de lo que puede ser la cocina del futuro”. (Ferran Adrià)

Até o dia 1 de novembro, desconto especial de 25%

Vagas limitadas

Onde: GS1 Brasil

Rua Henrique Monteiro, 79 - Pinheiros - São Paulo.

Tel. (11) 3068 6229 / 3068 6219

A palestra "A cozinha do futuro" - com Pere Castells - abordará essas questões. As vagas são limitadas e a inscrição pode ser feita no site https://foodpass.com.br/visare-brasil-acozinhadofuturo



Sobre o palestrante

Pere Castells passou de professor de química em Barcelona a coordenador da Bullipedia, o ambicioso projeto da Fundação El Bulli, do chef Ferran Adrià, que pretende catalogar todo o conhecimento culinário do mundo, em uma plataforma digital. Colaborou com a equipe de pesquisa de El Bulli Taller, a oficina criativa do aclamado chef, e passou pela Fundação Alicia, onde dirigiu o Centro de Pesquisas de Inovação Tecnológica. Castells coordenou a edição do “Léxico Científico Gastronômico” (Senac, 2008), em parceria com Albert e Ferran Adriá, e contribuiu com o curso de “Ciência e cozinha”, da Universidade de Harvard. Em 2016, publicou "La cocina del futuro" (Tibidabo Ediciones). Atualmente, está envolvido com o projeto “Gastrocultura Mediterrânea” e colabora na revista “Investigácion y Ciencia”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Postado por Angela Karam - 27/10/2017 às 16:18



Leia mais sobre Eventos - Página inicial