Restaurante Tian sugere peixe ao missô no Dia da Cultura
O chef Fernando de Souza, do restaurante Tian, conhecido por preparar pratos asiáticos com toques contemporâneos, criou um prato especial para o Dia da Cul
Data comemorada em 3 de novembro no Japão ganha homenagem do restaurante asiático
O chef Fernando de Souza, do restaurante Tian, conhecido por preparar pratos asiáticos com toques contemporâneos, criou um prato especial para o Dia da Cultura, celebrado no Japão no domingo 3: o peixe ao molho de champagne e missô, decorado com a raiz de flor de lótus (R$ 39).
O tempero principal é o missô, a pasta de soja fermentada, uma das bases da culinária japonesa, e que está sendo utilizado com mais versatilidade na gastronomia. “É um prato clássico da cozinha japonesa, que utiliza peixe e missô em várias receitas”, afirma o chef.
O missô é rico em nutrientes: cálcio e vitaminas B e E, além de ser desintoxicante para o organismo, auxiliando na digestão e eliminação de toxinas e melhor ainda: tem baixo teor de calorias. A pasta de soja ainda é associada a saúde e longevidade do povo japonês.
O prato do Tian ainda leva outros ingredientes: a cebolinha verde, o saquê Mirin e a champagne usadas no tempero. O toque final fica por conta da raiz de lótus (renkon), planta aquática nativa da Ásia que foi trazida pelos imigrantes japoneses ao Brasil e também está associada à longevidade.
DIA DA CULTURA
Bunka-no-hi, ou Dia da Cultura, é um feriado nacional japonês comemorado em 3 de novembro. O feriado existe desde 1946 e acredita-se que o objetivo era celebrar o Imperador Meiji, responsável pela abertura dos portos ao Ocidente no final do século XIX. Atualmente, o objetivo do feriado é promover a cultura e as artes japonesas. As ruas são tomadas por festividades nesse dia: exibições de arte, dança, cerimônias religiosas e premiações que homenageiam personalidades que de alguma forma tenham contribuído para a cultura do país naquele ano.
SOBRE O CHEF
Fernando de Souza é um apaixonado pela gastronomia contemporânea. Catarinense e formado em design de interiores, resolveu mudar de profissão após passar uma temporada morando em Nova York. Lá, se dedicou à gastronomia, estudando no Instituto of Culinary Education e trabalhando durante três anos no renomado Perry St, do Chef Jean-Georges Von Gerichten. Em Miami Beach, trabalhou no Setai Hotel e no Ritz Carlton.
SOBRE O TIAN
Eleito o melhor restaurante "bom e barato" pela edição Comer e Beber da Veja São Paulo 2013, o restaurante foi inaugurado no início do ano pelas mãos da chef tailandesa Marina Pipatpan (ex – Mestiço), percursora da culinária asiática Brasil, e seu marido, o restaurateur Cyro Sá. Depois de um longo período morando na Tailândia, o casal voltou com a proposta de oferecer pratos em porções para compartilhar com a família e amigos. Nascia o Tian, cujo slogan é “share the moment”.
A casa reinterpreta a cozinha asiática clássica com técnicas modernas de preparo, utilizando temperos mais leves e aromas marcantes, buscando nas receitas vindas de países como China, Vietnã, Japão, Tailândia, Coreia e Filipinas uma aproximação ao paladar brasileiro.
Com um ambiente intimista, o Tian conta com uma decoração de objetos que o casal Cyro e Marina trouxe de suas viagens pela Ásia e um painel criado pela artista plástica Vivian Blackfield.
Tian significa 'paraíso celestial' em chinês.
Saiba mais:
http://www.tianrestaurante.com.br
Postado por Angela Karam no dia 30/10/2013 às 13:57