Paribar, um achado surpreendente no centro de São Paulo
Entrar no Paribar é como viajar no tempo. No bom sentido, claro!
É reviver a boa época em que a casa, no centro da cidade, era frequentada por intelectuais e celebridades como Roberto Carlos, Caetano Veloso, Chico Buarque e até os roqueiros Mick Jagger e Keith Richards. Já imaginou que máximo?
Inaugurado em 1942 e por quatro décadas reinou na boemia paulista. Os anos foram se passando e o atual proprietário e chef Luiz Campiglia, sem saber do prestígio do lugar, inaugurou ali o restaurante Santa Fé, em 2005. Só que após ouvir relatos surpreendentes dos frequentadores sobre a importância histórica do Paribar, ele decidiu prestar uma homenagem a um dos endereços mais glamorosos da cidade.
Chef Luiz Campiglia
Campliglia não só resgatou o antigo nome, como também se aprofundou nas pesquisas sobre o lugar e conseguiu repaginar a casa com referências do passado. Afinal, São Paulo é terra de muitas histórias e a gastronomia paulistana é pura tradição. Foi com base nesse conceito que, em 2010, o Paribar "renasceu", fazendo a alegria dos saudosistas: o menu, a decoração e os demais detalhes caprichados remetem ao antigo espaço. Fui conferir, é claro!
Estive no Paribar uma noite dessas com uma turma de amigos e aproveitamos para experimentar as combinações da gastronomia paulistana. Só as entradas já dão água na boca. Eu jamais imaginaria que uma Pasta de Pão Francês Defumado com Sour Cream poderia combinar tão bem os sabores do defumado e do azedinho!
Pasta de Pão Francês Defumado com Sour Cream
Abóbora Paulista
Outra iguaria que deliciamos na entrada foi a Abóbora Paulista, Lambari em Conserva e Paçoca de Carne Seca. Ambas divinas!
Sororoca ao Molho de Peixe Defumado
Uma dica: quando você for, peça o Mini Arroz de Cupim e Sororoca ao Molho de Peixe Defumado com o exótico Cogumelo Orelha-de-Pau (você já ouviu falar??) acompanhado de Purê de Inhame. Gente, é como abrir as portas da felicidade! Tudo com um sabor indescritível e feito com muito capricho!
Arroz de Cupim. Foto: Antônio Montano
Capricho que se estende também às louças, assinadas pelo ceramista Brunno Jahara, que são de comer com olhos de tão lindas e que ajudam a tornar as refeições ainda mais especiais.
Para finalizar esta degustação, optei por uma sobremesa com um toque bem brasileiro. Caí de boca, com muito gosto, no Quarteto Caipira, composto por Curau, Pamonha, Pé-de-moleque e jacuba (uma espécie de papa de farinha de mandioca adoçada com mel ou rapadura). Não morra de inveja, por favor! Vá lá e seja feliz como eu!
Quarteto Caipira
O Paribar é para frequentar sozinho, a dois ou com sua turma! Gente das antigas e gente nova circulam por lá. Não deixe de prestar atenção na decoração, enquanto espera seu drink, outro atrativo da casa. Há receitas como as que eram servidas nos anos 1970, como o clássico Dry Martini, e também a deliciosa Gin Tônica com Limão Siciliano, preparada pela bartender Emile em um ambiente único e muito chique!
Esse incrível restaurante/bar fica na Praça Dom José Gaspar, 42, Centro.
Faça uma visita a esse lugar que é puro charme!
Texto e Fotos: Angela Karam
Postado por Angela Karam no dia 02/09/2019 às 17:24