Onde comer em Curaçao: da culinária internacional à exótica
Nem só de belas praias vive Curaçao.
Por: Angela Karam
Escolher onde comer é uma verdadeira aventura gastronômica. Tem de tudo para todos os paladares e a variedade impressiona nesse pedaço de caribe holandês. De frutos do mar a iguanas bem preparadas e apetitosas. De sopa de banana à refinada culinária internacional. Ai, ai, só de lembrar deu água na boca. Já estou morrendo de saudades de tudo o que experimentei por lá. Aqui estão algumas dicas.
Plasa Bieu
Se você estiver passeando pela capital e quiser comer bem e barato, não deixe de conhecer a autêntica comida kriola. Recomendo que almoce no Plasa Bieu (Mercado Antigo), que depois da reforma, ficou bem agradável de se comer por lá. Ele fica no centro do distrito de Punda e é super fácil de chegar, é só perguntar que todo mundo vai indicar onde fica.
O lugar é bem simples e agitado, com várias mesas montadas, enfileiradas na frente de cada cozinha. Assim que você que entra já sente uma mistura de aromas que dão água na boca!
Antes de escolher o que vai comer, dê uma espiadinha na mesa ao lado e veja os pratos servidos e repare como as pessoas estão saboreando. Aí você pede uma ajuda para decidir o que quer comer. É um método que funciona!
Escolhi o restaurante Yvonne di Plasa e conheci a simpática proprietária D. Yvonne. Aproveitei e pedi uma sugestão do cardápio. Ela, gentilmente, indicou um prato que tinha uma aparência saborosa e um nome bem diferente, Dradu (polenta com mahi mahi e banana da terra) e Piska Kora (peixe frito com molho, salada, arroz com feijão). Eu amei!
7Mas não fique só nesse prato, não. Tem alguns bem estranhos, que você pode comprovar que são deliciosos ao ouvir as opiniões dos frequentadores. Dois exemplos: o Kabes ku higra (ensopado de cabeça e fígado) e o Kadushi (sopa de cacto). Pra lá de exóticos.
Antes de ir embora dei os parabéns e fiz elogios pela deliciosa refeição. Comi tudinho e saí de lá bem satisfeita para continuar o passeio. Antes, aproveitei para tirar uma foto com ela: dona Ivone.
Lembrete: o Plasa Bieu abre somente para o almoço. Essa é uma experiência única que você merece experimentar. Não perca de jeito nenhum!!
Depois de bater pernas o dia todo... a alegria de um jantar em grande estilo!
Restaurante Café Gouverneurs De Rouville
Esse lugar é muito especial! A começar pelo mistério sobre a origem do nome. Muitos afirmam que era a casa de um antigo governador da ilha, o que realmente seria a verdade. Já outros insinuam que o nome foi escolhido por causa da rua onde o prédio está localizado, a Rouvilleweg, mas o que interessa mesmo é a sensação de entrar nesse maravilhoso restaurante.
A magia já começa pela música envolvente que toca os ícones da Motown: Diana Ross, Smokey Robinson, Stevie Wonder, The Temptations Jackson 5 e Michael Jackson. O happy hour embalado por esses temas, acontece diariamente, das 17h às 18h.
O Gouverneurs De Rouville Fica em Otrobanda e é um dos melhores e mais populares locais para se comer uma bela refeição em Curaçao. A casa é dividida em vários ambientes e você pode escolher o que mais lhe agradar. Eu achei mais interessante o jardim ao ar livre.
O edifício é bastante grande e tem muitas áreas de estar diferentes. Quem optar por sentar na varanda vai ter uma visão espetacular da baía iluminada. Eu bem que queria ficar um pouco em cada ambiente, mas como estava lotado, acabei ficando no jardim romântico, escondido, com uma fonte gigante de ferro fundido que leva você a uma viagem para outro mundo.
Aliás, a comida é excelente e o ambiente muito bonito e acolhedor. Sabe aquele lugar em que você entra e se sente abraçada?
No cardápio, encontrei muitas delícias, tanto típicas da ilha como também da cozinha internacional. A entrada veio um pão típico bem quentinho acompanhado de de patês deliciosos. Para o prato principal experimentei Beef Tenderloin Steak (uma carne que estava bem macia acompanhada de vegetais e fritas).
As sobremesas são tão apetitosas que é difícil escolher apenas uma. Pedi um mix dos doces: Pana Cota, Tiramisu, Brownie de chocolate, Flan de caramelo, que estava uma maravilha! Achei tudo um espetáculo! Recomendo. Você vai amar essa visita.
O Porto
Esse restaurante foi uma grande descoberta! Imagine que ele oferece um menu bem diversificado, com carnes, peixes e frutos do mar, tudo muito bem preparado e saboroso! O dono é um português simpático e atencioso.
À primeira vista, a casa parece sofisticada e cara, mas logo se descobre que a comida é uma delícia por um preço bem honesto.
Comi uma lagosta gratinada de cair o queixo! De entrada, pedi um drink de Curaçao, claro! E as sobremesas também valem a pena o ganho extra de peso.
Apresentação das Sobremesas
O Porto fica no complexo de lojas do Renaissance Mall, bem na entrada do Rif Fort
Curaçao Zanzibar Beach & Restaurant
Esse é para aqueles que gostam de sentir aquela brisa do mar e saborear um delicioso prato, acompanhado e drinks maravilhosos! O Curaçao Zanzibar Beach & Restaurant está localizado em plena praia de Jan Thiel, onde se pode comer e beber com os pés na areia. O local é bem frequentado, repleto de gente bonita, muitos turistas, principalmente holandeses.
Dê uma boa pesquisada no cardápio, que procura agradar a todos os clientes. E consegue, viu? Eu, por exemplo, pedi Chicken Curry e estava uma delícia.
E como ninguém é de ferro, o pessoal cai de boca nos drinks que fazem a festa dos visitantes. Pedi um coquetel de Piña Colada e uma Margarita Frozen & Shaken que estavam espetaculares! Tudo, isso ao som de música ao vivo, o que anima ainda mais o ambiente.
Ah! E, para finalizar, escolhi uma sobremesa dos deuses, chamada White Lady (sorvete de baunilha, farofa de cookie com calda de chocolate).
Jaanchies Restaurant
Já que você conheceu o melhor da capital, que tal experimentar um local bem simpático quando estiver próximo das praias Westpunt, como as Kenepa?
O Jaanchies é típico e um dos mais antigos de Curaçao. Fica no Ponto Oeste, um lugar impressionante, dá a sensação de que você entrou na casa de um dos moradores da ilha.
O dono, o Sr. Jaanchie, é um fofo, muito simpático e recebe pessoalmente os clientes. Ele diz o que tem para se comer no local, porque lá ele é o cardápio em pessoa... sabe tudo este homem!
O restaurante, que mais parece um cenário com relíquias expostas, está em atividade há 83 anos e merece meu destaque pelo ambiente gostoso e pela comida excelente.
Foi no Jaanchies que experimentei pela primeira vez a famosa sopa de iguana, que mais parece uma canja com legumes e frango. Mas com a fome que eu estava depois da praia, pedi um arroz com peixe e batatas fritas que estava divino.
Bem simples e temperado! Tudo isso acompanhado de um suco de limão geladinho que, com o calor que fazia, refrescou bem! A sobremesa, sorvete de café, é cortesia da casa.
Eu aproveitei e me sentei no jardim do restaurante para ouvir o canto dos passarinhos que dá um tom alegre ao lugar. Eles estão por toda parte, aos montes, cantando lindamente. Ao sair, eu até ganhei do Sr. Jaanchie uma bolsinha com uma moeda quadrada, que ele me disse que daria muita sorte!
Sorte foi ter conhecido este senhorzinho que tem prazer no que faz. Uma parada obrigatória que vale como imersão nas raízes de Curaçao!
O Jaanchies abre todos os dias das 12h às 17h.
Postado por Angela Karam no dia 30/09/2019 às 13:24