Conhecer o Samosa & Company é viajar pelos sabores indianos
A exótica Índia é a sexta parada do nosso especial Delícias do Mundo
Por: Camila Karam
A Índia tem toda uma atmosfera zen e é um país majoritariamente vegetariano, e a vaca é considerada um animal sagrado, sendo o consumo da carne mínimo chegando a ser proibido em algumas regiões do país. O uso de temperos e especiarias nos pratos indianos é notório, cada prato tem no mínimo uma mistura pujante de 3 dos 5 sabores reconhecíveis pelo nosso paladar, além de muitas influências de outros países do oriente como o Irã e Afeganistão.
As samosas e o refrescante Sharbat
Visitando o restaurante Samosa & Company, comandado pela chef Deepali, descobrimos que diferentemente do que muitos de nós brasileiros pensamos, a gastronomia Indiana não é excessivamente apimentada. A comida é, sim, bastante condimentada, mas o sabor picante está dentro de um limite agradável e saboroso. A base do tradicional curry é cebola, tomate, alho e gengibre, que são ingredientes muito utilizados na nossa cozinha.
Nós experimentamos vários pratos , começamos com o Sharbat (R$12), uma adocicada, porém refrescante bebida que mistura soda limonada com xarope de rosas. As Samosas, entradinhas que dão nome ao restaurante, são também um prato indiano conhecido mundialmente.
Aqui elas estão disponíveis com recheios frango, cabrito e vegetariana (batata e ervilhas). Os três recheios são bem gostosos, a massa é supersequinha e ainda acompanham dois chutneys incríveis, de gengibre com hortelã e de tâmara com rapadura.
Chicken Tikka
Experimentamos também o Chicken Tikka, que são pedaços de sobrecoxa marinados na pasta especial de coalhada e especiarias, assado no forno Tandoor. Para os iniciantes nos sabores da Índia os pedaços de frango, desossados, são preparados em um forno que atinge altíssimas temperaturas, chamado de tandoori. O resultado é uma carne muito macia e saborosa.
Boghan Josh
Quem quiser se aprofundar mais ou já tiver alguma familiaridade com os pratos indianos pode provar o Roghan Josh, “Roghan” significa manteiga clarificada em persa, enquanto ‘‘Josh’’ significa quente ou apaixonado e é composto por tenros pedaços de cabrito cozidos em um molho de cebola, cebolinha, iogurte, alho, gengibre, especiarias aromáticas secas (cravo, folhas de louro, cardamomo e canela) e pimenta Caxemira, preparados com a manteiga Ghee. Fica muito gostoso quando acompanhado do pão Naan ou do aromático arroz Basmati.
Gulab Jamun
Leia também
Na parte das sobremesas notamos que o leite é bastante utilizado, tanto o leite em pó como iogurte, coalhada e doce de leite. Eu escolhi a mais famosa e pedida o Gulab Jamun, bolinhos de massa de leite em pó fritos e mergulhados em uma calda de água de rosas e cardamomo. Os bolinhos são muito delicados e ficam bem umedecidos pela calda que, mais uma vez, é saborosíssima!
Vijay e Deepali
Vijay e sua esposa, a Chef Deepali, chegaram ao Brasil no final dos anos 90. Ele veio expatriado para trabalhar em uma indústria farmacêutica mas, após algum tempo, o casal resolveu ficar no Brasil. Vijay deixou o trabalho para, então, se dedicar à gastronomia indiana e ajudar a torná-la mais conhecida no Brasil. Deepali começou a cozinhar para fora, fazer caterings e participar de várias feiras de comida de rua, até poderem abrir o restaurante Samosa & Company. O espaço é aconchegante, a música ambiente indiana é bem gostosa de ouvir e a equipe, superatenciosa, fala inglês. E o talento da Chef Deepali está presente em cada detalhe.
Vale muito a pena!
Serviço:
Samosa & Company
Alameda Jaú, 1639 - Jardim Paulista, São Paulo
(11) 2738-3757
samosa.com.br
Fotos: Camila Karam
Postado por Angela Karam no dia 19/03/2010 às 11:18