10 de julho, dia da pizza: peça uma inteirinha para chamar de sua
Dia 10 de julho. O dia da pizza foi criado em 1985
Por: Angela Karam
Alguém tem dúvidas de que a pizza é uma paixão nacional? Tanto é verdade, que ela tem no Brasil uma data só dela: Dia 10 de julho. O dia da pizza foi criado em 1985 e é um ótimo pretexto para chamar uma e comemorar a ocasião.
Quase todas as pizzarias de São Paulo contam com serviços delivery que entregam cerca de 3 mil pizzas quentinhas dos mais variados sabores. E enquanto os salões não voltam a funcionar em total normalidade como antes da pandemia, o serviço de entrega está operando mais do que nunca a todo vapor.
E não é por acaso, a cidade é a segunda do mundo em pizzarias, só perdendo em quantidade para Nova Iorque. Tá bom pra você?
Redonda, estufada, com borda recheada, massa fina, média, brotinho, com vinho, refrigerante e até com café no dia seguinte...tem pizza que não acaba mais! É só deixar o apetite falar mais alto e escolher a sua. E para facilitar essa irresistível tarefa selecionamos algumas das melhores pizzarias da cidade com algumas dicas de sabores.
Trent’anni e BeriM.Zéla
Quem cresceu em São Paulo com certeza conhece a famosíssima pizzaria 1900, que faz parte da história da cidade. Fundada em 1983, a partir de um hobby de Giovanni Paolo Momo, a pizzaria procura ser fiel à receita tradicional de massa média. A massa é deliciosa, leve, que não pesa no estômago. O recheio, claro, no capricho. Entre os sabores preferidos dos clientes estão a Di Parma (leve camada de mozzarella de búfala, presunto tipo Parma e tomate fatiado), 4 Formaggi (mozzarella, Catupiry®, gorgonzola e provolone), BeriM.Zéla (mozzarella de búfala, tomates picados, berinjela, manjericão) e Trent’anni (shimeji e shiitake, tomate pré-assado, presunto tipo Parma, aspargos, parmesão e azeite trufado).
Pizzanoffee
Situado nos Jardins, o bar e pizzaria QT tem o nome de batismo inspirado na frase italiana “Mangia che te fa bene” (Come que faz bem). A expressão “Che Te” , na forma abrasileirada de falar, fica QT. Aqui essa frase nunca fez tanto sentido. O destaque são as pizzas napolitanas individuais do cardápio assinado por uma das poucas chefs pizzaiolas do Brasil, a jovem e talentosa Vitória Calmon.
Entre as inúmeras sugestões, estão:
Trufada ( Fior de Latte, parmesão, salsa trufada da casa), Cogu Porc" (Molho de tomate, Fior di Latte, mix de cogumelos e barriga de porco).
Para finalizar com chave de ouro experimente a "Pizzanoffee" (banana com especiarias, doce de leite da casa, e merengue Suíço maçaricado)
Ah, para comemorar o dia da Pizza, o QT convidou duas chefs para criarem coberturas especialmente para a data.
Parma al Tartufo
Fundada no Brasil em 1917 a partir do sonho do imigrante italiano Giovanni Tussato, (orgulhosamente reconhecido como o primeiro pizzaiolo no País), a Babbo Giovanni, vem há mais de um século conquistando gerações. O cardápio é riquíssimo e conta com destaques como Parma al Tartufo (mussarela de búfala, funghi secchi, azeite de tartufo e presunto di Parma).
Nas versões doces, estão Ferrero (Nutella®, Ferrero Rocher em pedaços e azeite de tangerina)
É de comer rezando!
Capone
O local é inspirado nas pizzas de Chicago e foi aperfeiçoado no Brasil onde faz o maior sucesso. E dá para imaginar porque o nome estufada? Sim, as fatias são bem, eu disse beeem generosas. Destaque para a tentadora Capone (mussarela, manjericão, tomate e alho frito).
Tudo fresquinho, selecionado e o queijo derretendo. Uma perdição!
Marguerita
A Pizzaria y aposta no sistema virtual low cost, que atende exclusivamente por delivery. O cardápio não tem erro. Conta com os sabores mais populares, como mozzarella, portuguesa, toscana e a deliciosa marguerita. Todas produzidas com farinha importada italiana de longa fermentação e cobertas por um incrível molho de tomates italianos importados. É aquela pizza para qualquer hora sabe? Comemorar alguma coisa, assistir um filminho, uma série. Bom, para chamar uma pizza, se não tem um motivo, a gente inventa.
Marguerita e Toscana
Quem olha pode até pensar que é um crepe ou uma panqueca. Mas, não, é pizza mesmo, com massa extra fina e crocante. Você morde e faz crek...hummm...deu água na boca? Agora imagina poder escolher entre 40 sabores diferentes (salgados e doces) para o recheio dessa maravilha. E para quem curte uma praticidade, não pode ter pedido melhor. Tudo é embalado individualmente para facilitar a degustação.
Olha que delícia a de Marguerita e Toscana. Demais, né?
Ovomaltine, Ninho com Nutella, Kinder e Lindit
Você curte pizza com massa fina? Se a resposta é sim, vai se apaixonar pelo menu da Villa Roma. Não é a toa que ela é considerada por muitos a pizza mais fininha da cidade. O segredo está na receita diferenciada, fruto de muitos testes e sem adição de leite, ovos ou óleo. O resultado é a leveza de uma massa com textura crocante e delicada, como se fosse uma bolacha. Dá para comer com a mão e lamber os dedos...Só de falar, dá água na boca. Difícil mesmo é escolher entre tantas opções tentadoras como estas:
Marguerita Gourmet (mussarela de búfala, folhas de manjericão, tomate cereja, gratinada com queijo Grana Padano), a tradicional Frango com Catupiry (mussarela, frango desfiado coberto com o verdadeiro Catupiry) ou as diferentes "Pêrita" (mussarela, gorgonzola, fatias de peras caramelizadas com mel) e "Baconuda" (mussarela, bacon, folhas de manjericão e fatias de champignon)
A pizza doce foi realmente a estrela da noite. Ao invés de meio a meio peça ¼ de cada: Lindt (chocolate ao leite com cobertura de Lindt, vem uma barra inteira para você montar), Kinder Ovo (chocolate ao leite com cobertura de Kinder Ovo), Ovomaltine (brigadeiro caseiro coberto com uma camada crocantes de ovomaltine) e combinação da moda Ninho com Nutella (Nutella com uma fina camada de leite ninho).
Verona e Rúcula
Quem nunca comeu uma pizza de padaria que atire a primeira azeitona! E quando a padaria em questão é a Bella Paulista, aí meu amigo, não tem conversa. Se você ainda não experimentou, não sabe o que está perdendo. Através do delivery eles oferecem sabores deliciosos de pizzas, como a individual estilo napolitana Bella (linguiça artesanal, mel trufado, cebola roxa e mussarela).
Ou naquele estilo clássico de padoca em tamanho grande sabores como a Verona (palmito, bacon sequinho, Catupiry, mozzarella e azeitonas) e Rúcula (tomate seco, mussarela de búfala, rúcula, parmesão e azeitonas).
Quer saber? Pede uma de cada!
A casa tem mais de duas décadas de experiência e é totalmente online. Ou seja, entrega é com eles mesmos. A pizza chega quentinha, borbulhando. Produzidas com uma tradicional receita italiana, que aposta em qualidade e variedade no cardápio. Ah, outro ponto forte é a generosidade nos recheios. Um melhor que do que o outro e muito bem servido. Como se diz no popular, é sem miséria! Quer algumas ideias? Anota aí:
Abobrinha (mussarela de búfala premium, abobrinha temperada ao forno, alho poró cru e parmesão artesanalmente gratinado).
Atum com Palmito (atum sólido, palmito delicadamente fatiado, cebolas frescas e mussarela especial).
Sensação Chocolate (tradicional brigadeiro Dídio coberto com morangos frescos cuidadosamente fatiados).
Cheesecake (creme à base de cream cheese, geléia de frutas vermelhas e xerém de castanha de caju).
Catarina
A Gatto Figa Pizza Bar por si já é um charme. Lembra muito os graciosos cafés italianos. E claro que o nível das pizzas está a altura do lugar. São servidas pizzas individuais inspiradas nas tradicionais pizzarias napolitanas. A massa que fermenta naturalmente, sem pressa, por até 72 horas, conta com ingredientes artesanais, italianismos. Entre as opções estão a Catarina - Molho de Tomate, Linguiça Blumenau, Fior Di Latte e Manjericão. Aqui vale lembrar que essa linguiça é especial, vinda diretamente da cidade catarinense. Um escândalo de saborosa. Outra sugestão leva o nome da casa GattoFiga com molho de tomate San Marzano, pesto de manjericão, nozes e burrata.
Diz aí, depois desse passeio por algumas das melhores pizzarias de São Paulo alguém tem dúvidas de que o Dia 10 de julho vai terminar em Pizza? Aliás, pode terminar e começar também! Bora chamar a sua e bom apetite!
Postado por Camila Karam no dia 10/07/2020 às 11:00