Restaurante Dona Chica - Campos do Jordão
O chef e proprietário Anderson Oliveira do Dona Chica Restaurante de Campos do Jordão defende a sustentabilidade e oferece um diferenciado cardápio onde valoriza os produtos da Mantiqueira.
Imagine o prazer de almoçar num restaurante em meio às araucárias, margeado por hortênsias onde os únicos ruídos provêm de um rio e do canto de dezenas de pássaros.
Este é o Restaurante Dona Chica, atração no Parque Estadual Campos do Jordão - Horto Florestal - desde 2013, onde os visitantes são levados a uma experiência rica em sabores, conceitos sobre sustentabilidade e resgate da memória afetiva através da gastronomia.
Cravado em plena Serra da Mantiqueira, no Dona Chica não há sinal de WIFI, o desafio é conectar os visitantes apenas com os sabores, pessoas e, sobretudo, com a natureza. Logo na entrada um lounge é composto por pallets, sofás, redes e almofadas cuidadosamente espalhados sobre a grama. Uma brinquedoteca, construída apenas com materiais sustentáveis fica do lado oposto ao lounge, com redes para o descanso das crianças e livros infantis. Aos fins de semana também tem atividades monitoradas e uma divertida contação de histórias com o personagem Dona Chica.
O chef e proprietário do Dona Chica, Anderson Oliveira, nasceu em Campos do Jordão. É formado em hotelaria pelo SENAC e fez gestão de negócios de serviços alimentícios e gestão empresarial na FGV. Para o chef, a ideia de ter um restaurante dentro de uma reserva ambiental é uma forma de educação, ativação da agricultura familiar e encadeamento produtivo. “O restaurante rejeita produtos industrializados e prestigia produtos da Mantiqueira visando fortalecer a economia local, com um cardápio cuidadosamente elaborado e focado na gastronomia de resgate”, conta Anderson.
Focado na sustentabilidade, o chef já implantou importantes medidas em seu restaurante, em parceria com o Instituto de Regeneração Global, como o mapeamento de indicadores, monitoramento do impacto e direcionamento de soluções, bases para realizar o projeto com o objetivo de produzir uma certificação em sustentabilidade especializada para restaurantes que realmente possibilite a redução de impactos. A exemplo:
- Alimento 0 km
- Ausência de plástico de único uso
- Processamento do resíduo orgânico
- Reciclagem de todo o resíduo inorgânico
- Estação de tratamento do esgoto
- Redutores de vazão nas torneiras e captação de luz natural nos ambientes internos.
De uma horta no próprio espaço do restaurante são colhidos vários ingredientes para compor receitas a exemplo as PANC´s - plantas alimentícias não convencionais - como o peixinho da horta, o tomate de árvore e a fruta maria pretinha. O rico cardápio é criado com produtos da Mantiqueira, como massas com queijos da região - Sorrentino com abóbora e Queijo Pinhal - pratos veganos como Cogumelos em barbecue de cerveja artesanal - a Quirera Serra e Mar - quirera com truta e camarão - produzido em Taubaté - e lâminas de pinhões da região salteados em ervas. A criativa sobremesa Brownie de Arroz Piaguí é feita com arroz produzido em Pindamonhangaba.
O chef Anderson proporciona – mediante reserva - a experiência do Chef na Floresta, quando faz ao vivo pratos especiais na parrilla e no fogão a lenha, para um número de pessoas previamente definido. Bonito de ver o chef preparando o Leitão Caipira, a Paella da Montanha e o Arroz Caldoso com Filet Serenado, algumas de suas especialidades.
No bar são preparados drinks coloridos e divertidos feitos com destilados e ingredientes de produtores locais. Entre eles o Papagaio do Peito Roxo com Gin High Mountain, Gin Butterfly, licor de lichia, Kiwi, suco de limão e soda – parte do valor de sua venda é direcionada ao projeto de conservação da espécie do papagaio, em extinção, e de suas famílias em observação que tem seus ninhos no oco das Araucárias do parque.
O restaurante oferece uma carta de vinhos da Serra da Mantiqueira com bons rótulos para harmonizar com os pratos. E um charmoso empório reúne os principais produtos da região, onde é possível comprar geleias, azeites, queijos finos, mel, cogumelos, pinhão, vários tipos de arroz, licores, destilados, vinhos e uma grande variedade de cervejas artesanais.
Dona Chica Restaurante
Parque Estadual Campos do Jordão – Horto Florestal
Campos do Jordão - SP
Abertos todos os dias das 11h30 às 17h.
www.restaurantedonachica.com.br
@donachicarestaurante
Fotos: Crédito: Flavia Maria
Postado por Angela Karam no dia 30/08/2022 às 14:20