Dia do churrasco: aprenda três dicas para assar carne na parrilla
Desde 2003, o dia 24 de abril, homenageia o churrasco, um dos pratos favoritos dos brasileiros.
Desde 2003, o dia 24 de abril, homenageia o churrasco, um dos pratos favoritos dos brasileiros.
A data foi oficializada no Rio Grande do Sul e reverência a criação do Centro de Tradições Gaúchas, fundado em 24 de abril de 1948. Para comemorar em grande estilo, conheça três dicas para fazer um churrasco impecável na parrilla, um sistema de grelhas móveis que torna o alimento ainda mais suculento. Segundo Rafael Venzol, chef da Estação Leopoldina, especialista em parrilla, uma das vantagens do sistema argentino está na inclinação da grelha, que faz com que a gordura escorra, não pingue na brasa e, portanto, não levante labaredas.
1- Como adaptar uma parrilla
Quem não tem uma parrilla construída em casa, pode adaptar a churrasqueira da seguinte forma: basta levantar o fundo utilizando tijolos refratários para que fique com 40cm de profundidade. Depois, é só instalar a grelha.
2 - Temperatura
Para a parrilla é importante se certificar que o fogo está forte. O ideal é usar o braseiro, mas, um bom teste para saber se a temperatura está certa é colocar a mão na altura da grelha por quatro segundos, se aguentar mais do que isso é porque não está quente o suficiente, se retirar a mão antes é porque está quente demais. Segundo Venzol, quatro segundos demonstra que a temperatura está ideal.
3- Corte perfeito
Os cortes tradicionais da parrilla são ancho e chorizo. Hoje em dia é possível encontrar, facilmente, em açougues maiores, o restaurante Estação Leopoldina, também, já comercializa embalado para assar em casa.
Quer aprender na prática?
A Estação Leopoldina, que comemora o recebimento do Certificado de Excelência 2017 do TripAdvisor, oferece, em 21 de maio, o curso prático de Mestre Parrillero. Durante a aula, os alunos conhecem os truques de como preparar um autêntico churrasco argentino, além, de experimentar os principais cortes da casa. O curso, de três horas, aborda desde os utensílios, ingredientes, posicionando a carne na grelha e o corte, além de ensinar noções de nutrição e vinho.
Serviço
Curso prático de Mestre Parrillero
Local: Estação Leopoldina, São Bernardo do Campo.
Data: 21 de maio de 2018.
Horário: 20 às 23 horas.
Investimento: 200 reais.
Reservas: contato@estacaoleopoldina.com.br
Telefone (11) 2564-7445.
Mais em: estacaoleopoldina.com.br
Postado por Camila Karam no dia 24/04/2018 às 22:55