Famoso SanduÃche de Mortadela do Mercadão ganha versão inédita em comemoração ao aniversário de São Paulo
Ação realizada pelos permissionários para comemorar os 88 anos do Mercadão no mesmo dia do aniversário de São Paulo neste ano será fechada e de cunho social, com o tradicional lanche medindo 467 metros e com mais de 1 tonelada de recheio para ser distribuÃdo exclusivamente a instituições carentes
No dia 25 de janeiro, a comemoração do aniversário de São Paulo e do Mercado Municipal Paulistano será fechada e de cunho social, com a distribuição exclusiva do tradicional lanche de mortadela e bolo a instituições carentes, em respeito à pandemia e à necessidade do distanciamento interpessoal.
Para celebrar será preparado o famoso sanduíche de mortadela numa versão inédita em homenagem à capital paulista: serão 467 metros (idade da cidade) e mais de 1 tonelada de recheio (cerca de 780 kg de mortadela e 260 kg de queijo prato). A montagem do lanche formará a mensagem "SP 467". Um bolo temático com 88 kg também será preparado no local, referência à idade do Mercado.
O evento é parte do calendário oficial da Prefeitura pelo aniversário de São Paulo e terá transmissão ao vivo através do facebook @mercadosmunicipais.abast, desde a confecção do mega sanduíche -a partir das 6h -, o momento dos parabéns e cortes - previsão em torno das 12h -, até o fracionamento e a entrega às instituições assistenciais no Mercadão logo na sequência.
"Esta foi a maneira que encontramos para manter nossa celebração sem promover qualquer aglomeração, seguindo todas as medidas de segurança no combate ao coronavírus, e poder compartilhar com o público, clientes, parceiros etc”, explica o empresário José Carlos Freitas, presidente da RENOME - Associação da Renovação do Mercado Municipal Paulistano, responsável pela organização do evento.
A ação é uma parceria entre o Departamento de Abastecimento e Agricultura da Prefeitura, a Associação da Renovação do Mercado Municipal Paulistano (RENOME) e empresas como a Ceratti, Tirolez e Basilicata, e tem o apoio da APECC -Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito de Compras.
“Sabemos que o momento e a disseminação do coronavírus requerem cuidados, mas vamos, ainda assim, celebrar os 467 anos de São Paulo de um jeito especial, com distanciamento social e responsabilidade. E será uma comemoração dupla, já que teremos também o início da vacinação, resultado de um esforço conjunto dos nossos governos municipal e estadual. Em breve poderemos voltar a frequentar com segurança o Mercadão, este grande símbolo da vitalidade paulistana”, afirma Carlos Fernandes, secretário-executivo de Abastecimento.
Os preparativos começam logo no final de semana que antecede o aniversário do Mercadão e da cidade, com o recebimento da mortadela Ceratti. “Apesar de conhecida no Brasil inteiro, nossa raiz é paulistana. Surgimos na terra da garoa há 89 anos e participar dessas ações nos orgulha. Agradecemos a oportunidade de estarmos juntos com o Mercadão nessa ocasião”, declara Bruno Pimenta Alves, Gerente de Marketing da Ceratti.
A Tirolez, maior empresa brasileira de queijos do país e referência há quatro décadas, também está apoiando a ação solidária pelos 88 anos do Mercadão, assim como a Basilicata, que está fornecendo os pães.
O Mercado Municipal Paulistano é um dos principais cartões postais da grande metrópole. Foi instalado em 1933 na região central de São Paulo e tornou-se destino turístico na capital paulista com a visita milhares de pessoas diariamente.
Conhecido como Mercadão, o local também virou referência pela riqueza gastronômica que oferece em meio a aproximadamente 300 boxes, que dispõem de grãos a chocolates, de frutas a embutidos, além de vinhos, cervejas, cachaças, doces, queijos, carnes e temperos.
Alguns números capazes de mensurar o significado do local na cidade de São Paulo: 350 toneladas de alimentos comercializados por dia; de mil a 30 mil lanches de mortadela são vendidos toda semana; 8 restaurantes somente no mezanino de 2 mil metros quadrados, mais instalações no subsolo; 40 ramos de atividade; 1 cozinha equipada no Espaço Gourmet para aulas de gastronomia.
Construído numa área de 12,6 mil metros quadrados, o Mercado Municipal Paulistano também se destaca pela arquitetura, com um pé direito que chega a 16 metros de altura e um acabamento sofisticado, explorando a iluminação natural com o uso de clarabóias e telhas de vidro. Os vitrais de estilo gótico são outro chamariz que encantam o visitante.
O Mercadão está seguindo os protocolos de segurança oficiais e adotou medidas protetivas em prol da saúde dos colaboradores e dos visitantes.
Serviço:
Mercado Municipal de São Paulo
Rua da Cantareira, 306, Centro
De terça a sábado, das 6h às 16h.
Postado por Camila Karam no dia 21/01/2021 às 05:55