VILA MADALENA FAZ GRANDE FESTA DE 124 ANOS DE VIDA DIA 19 DE AGOSTO
Todos concordam que depois dos 100 anos ninguém comemora aniversário, mas o bairro da Vila Madalena, em São Paulo - que segundo pesquisas é considerado como o 14o bairro mais descolado do mundo -  foi ficando tão jovem com o passar do tempo e recebe com
1ª Festa oficial de aniversário de 124 anos da Vila Madalena
Todos concordam que depois dos 100 anos ninguém comemora aniversário, mas o bairro da Vila Madalena, em São Paulo - que segundo pesquisas é considerado como o 14o bairro mais descolado do mundo - foi ficando tão jovem com o passar do tempo e recebe com os braços abertos tantos fiéis frequentadores, tanta tribo diferente, que resolveu fazer uma grande festa de aniversário no dia 19 de agosto, quando completa 124 anos.
A matriz da festa será na casa da sua padroeira - a primeira igreja do bairro, fundada em 1951- a Paróquia Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo, que ganhará muitos presentes neste aniversário do bairro. A SAVIMA - Sociedade Amigos da Vila Madalena -www.savima.com.br - resolveu dar uma cara nova para a paróquia:
- a primeira parte da sua revitalização, com a limpeza e restauração da fachada realizada pelo arquiteto Rubens Parada, da Construtora Pedra Forte, que é um entusiasta do bairro e tem como princípio preservar a identidade e harmonia da arquitetura da Vila - www.pedraforte.com
- um novo paisagismo com a participação especial das crianças do projeto Flores no Cimento, idealizado por Diego Lahóz –www.facebook.com.br/floresnocimento
- uma galeria de arte a céu aberto no seu entorno, com a criação - por vários artistas - de artes sacras e a história da Vila Madalena, com a curadoria do conceituado grafiteiro Binho Ribeiro - www.binhoribeiro.com.br;
- sob a coordenação da empresa Kekka www.kekka.com.br , será feito um lounge na matriz para o evento, desenvolvido e executado por três importantes escritórios de arquitetura, o Estúdio Urbhá (sucessoras de Fernanda Marques), Cota Ateliê e Lia Guedes, neta de Joaquim Guedes - responsável pela arquitetura da Igreja Matriz - uma feliz e inusitada coincidência. A concepção e execução do projeto foi feita em sintonia com os fornecedores do mercado de decoração e as obras de arte, que serão expostas no local, de artistas conceituados entre pintores, fotógrafos, escultores e designers. Shows de música serão realizados no palco do lounge.
Matriz da Festa - Paróquia de Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo
E no dia da festa, mais um presente será dado a todos os moradores e frequentadores da Vila, uma projeção de Vídeo Mapping espetacular na fachada da igreja, by PrixelGraphic & LigaLight. Os temas serão a história da Vila Madalena, de Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo, além de algumas imagens para alusão do que será criado na galeria de arte aberta.
A organizadora do evento, Françoise Di Pasquale, diretora da The Ideah Comunicação, revela que a comemoração, no dia 19 de agosto, terá uma extensa programação. “A festa terá show de bandas de jazz e rock, samba de roda, artistas de rua e circenses transitando pelas principais ruas do bairro, passeio ciclístico com a turma do Pedal da Vila Madalena, exposição de arte e música com a participação de vários artistas no lounge da festa, e também a participação de bares, restaurantes e lojas, que darão descontos e regalos ao público. Vai ter até um grande bolo da Villa Grano de parabéns para a Vila, no encerramento da projeção do Video Mapping!”, revela.
Às 15 horas, na matriz da igreja, será feita uma cerimônia em homenagem às personalidades do bairro e órgãos apoiadores - Prefeitura de Pinheiros, CET, Secretaria da Cultura, Construtora Pedra Forte e Policia Militar – com a presença do Sr. Paulo Matias, Prefeito Regional de Pinheiros.
A estimativa de público neste dia, entre a matriz da festa e o quadrilátero do coração da Vila Madalena, é de aproximadamente 100 mil pessoas.
Programação - Dia 19 de Agosto - das 10hs às 22hs:
10hs30hs – Saída da matriz - Passeio ciclístico com o Pedal da Vila Madalena - com 200 ciclistas participantes - num período de 1h30m com paradas estratégicas.
10hs às 22hs – Matriz - Espaço gastronômico com Foodtrucks e estandes de culinária.
10hs às 22 hs – Matriz – Lounge - Exposição de arte com a participação dos artistas plásticos: Bill Soares,Vera Rocha, Gustavo Prata, Renato Jardim, Luiza Zaroni, Cynthia Loeb, Ceres Art, Rafael Faustino e Rosane Viegas. Shows de música.
10hs às 22 hs – Matriz - Área externa da igreja - Grafites de Arte Sacra sob a curadoria do grafiteiro Binho Ribeiro
11hs às 17hs - Artistas de rua, músicos e artistas circenses, circularão entre a matriz da festa e o quadrilátero do coração da Vila Madalena, entre as ruas Rodésia, Inácio Pereira da Rocha, Madalena e Mourato Coelho, onde os bares e restaurantes participantes estarão sinalizados com flags coloridos (veja detalhes no blog do site da Vila).
15hs - Matriz - Cerimônia de homenagem às personalidades do bairro e órgãos apoiadores.
17hs - Matriz - Missa de Ação de Graças em comemoração ao aniversário da Vila Madalena.
18hs30hs – Matriz - Início da Projeção de Vídeo Mapping na fachada da igreja, com duração de aproximadamente três horas. O Vídeo mapping poderá ser apreciado também do lado de dentro da igreja onde se refletirá a projeção através dos vitrais dando a sensação de estar dentro de um caleidoscópio.
20hs30hs - Filmagem da projeção será transmitida no telão da rua Aspicuelta e em todos os comércios participantes com TV.
21hs - Contagem regressiva para encerramento das festividades com o parabéns simultâneo com bolo simbólico e projeção entre os participantes de todo o bairro.
A VILA DE TODOS OS TEMPOS
O Sítio do Buraco era de um fazendeiro da região e de suas três filhas: Ida, Beatriz e Madalena, cada uma batizou uma região do sítio que mais tarde se tornariam vilas de São Paulo.
Dizem que um pedaço da Vila Madalena pertencia a Luís Santos Dummont, irmão de Santos Dummont.
Onde hoje é o Fórum de Vila Madalena era o campo de futebol do time 7 de setembro, depois os campinhos foram para onde hoje são prédios do BNH. A diversão dos moradores e amigos era frequentar nos finais de semana os três campos de futebol, onde a atração eram os times do Leão do Morro, 7 de setembro e 1º de Maio.
A Sociedade Amigos da Vila Madalena foi fundada em 1949. “ Depois de alguns anos com atividades sempre em defesa do bairro, a SAVIMA, como é chamada até hoje, se instalou num salão entre as ruas Wizard e Fidalga e promovia todo mês um baile mensal para os sócios, convidando cantores famosos que faziam sucesso na rádio, entre eles a Hebe Camargo. A SAVIMA foi a primeira e é até hoje uma das mais importantes associações do bairro e também promotora do evento Viva Madalena 124 anos”, relata Cássio Calazans de Freitas, atual presidente da entidade.
A linha 28 do bonde de São Paulo, iniciava na Praça Ramos de Azevedo e tinha seu ponto final na esquina da Rua Teodoro Sampaio com a rua Fradique Coutinho.
Finalmente, em 1953, depois de muitos anos de insistência de personalidades do bairro e importante intervenção da SAVIMA, a linha 28 ganhou a placa Vila Madalena.
Por determinação do prefeito Jânio Quadros, os trilhos subiram a rua Fidalga até a Rua Purpurina, onde tinha o seu ponto final, fazendo o retorno pela Fradique Coutinho e voltando até a Praça Ramos de Azevedo. A chegada do bonde deu um novo aspecto às ruas, pois foram todas asfaltadas e iluminadas no seu percurso e no ponto final onde se concentravam, gerando um novo comércio onde se instalaram bares, banca de jornal, padaria e lojas de roupas. O bonde facilitou e muito a vida dos moradores da Vila, que não precisaram mais amassar barro para percorrer as ruas e chegar na rua Teodoro Sampaio.
O auge da Vila Madalena foi com a criação da Paróquia no bairro, criada em 11 de maio de 1951 e comandada pelo padre Olavo Pezzotti. O pároco impulsionou o bairro com projetos sociais e a construção da Igreja Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo,pelo Arquiteto Joaquim Guedes em 1956, no mesmo lugar da antiga paróquia.
Já caracterizado como um bairro de classe média e com desenvolvimento considerável, o bairro só perdeu sua tranquilidade quando passou a ser frequentado por estudantes da USP (Universidade de São Paulo), na década de 70. O Empanadas e o Bartolo, por exemplo, eram bares de estudantes universitários e secundaristas.
Aconteciam bailinhos todos os finais de semana na casa de algum morador com vitrola a toda força, grupos de dançarinos e namoros atiçados pelas músicas maravilhosas da época.
O pagode começou no Bar do Burú, na rua Purpurina com Girassol. Tocavam por lá, Fundo de Quintal, Dona Ivone Lara, Reynaldo o príncipe do pagode, Digê e tantos outros.
A Vila foi se reestruturando, atendendo às necessidades dos estudantes, do comércio, lojas e, claro, dos bares e restaurantes. Morar e frequentar a Vila passou a fazer parte de uma agitação cultural e intelectual. Dos anos 90 em diante, a Vila sofreu grandes transformações pela chegada do boom imobiliário, tanto em relação aos moradores, que passaram a ser de classe média e alta, quanto aos seus frequentadores.
Este ano o simpático e carismático bairro de São Paulo faz 124 anos de vida e o principal objetivo de seus representantes é garantir o equilíbrio entre ser um importante centro de cultura, arte e lazer e um bom bairro para se morar.
SERVIÇO:
Matriz da festa: Paróquia Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo
Endereço: Rua Girassol,795 – Vila Madalena – São Paulo.
Data : Dia 19 de Agosto de 2017.
Horário: das 10hs às 22hs.
Saiba mais: www.aniversariodavilamadalena.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa
Postado por Angela Karam no dia 03/08/2017 às 18:12