26 e 27/05 - XIX MaiFest - danças históricas germânicas - Brooklin, São Paulo
Programação cultural gratuita em evento de rua trará performances folclóricas alemãs executadas ao ritmo de landler, valsa ou polca, além de exposições e shows com participação especial da cultura de Pomerode SC, a cidade mais alemã do Brasil
COMPETIÇÃO TÍPICA DO SERRADOR DE TORA, DANÇAS HISTÓRICAS GERMÂNICAS, EXPOSIÇÕES... TUDO ISSO E MUITO MAIS NA XIX MAIFEST
Programação cultural gratuita em evento de rua trará performances folclóricas alemãs executadas ao ritmo de landler, valsa ou polca, além de exposições e shows com participação especial da cultura de Pomerode SC, a cidade mais alemã do Brasil
Fotos Flávio Cabral
A Alemanha estará presente em São Paulo na MaiFest através das danças, exposições, histórias e brincadeiras no fim de semana 26 e 27 de maio no Brooklin. As famílias apreciarão as danças folclóricas alemãs que trazem figurinos peculiares, como meias altas e vestidos com aventais. Enquanto estiver lá, os visitantes devem se certificar de aproveitar tudo o que evento tem para oferecer, como exposições, shows, corais, orquestras e até mesmo participar da disputa Baumstamm-Wettsägen, onde duas pessoas utilizam uma serra para cortar um tronco de madeira no menor tempo possível.
A festa de rua está em sua 19ª edição e é realizada pela AEMB - Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin. Desta vez traz como tema “Gemeinsam reisen! (Viajar Juntos) Staatsbürgerschaft (cidadania), experiências migrantes interculturais”, com atividades culturais das 10h às 22h.
O grupo de danças folclóricas alemãs do Colégio Visconde de Porto Seguro e da Associação Católica Kolping usam trajes como antigos camponeses, que em dias de festa vestiam as melhores roupas. As crianças representam genericamente a região sul da Alemanha e da Áustria. E apresentam, principalmente, danças folclóricas oriundas dos países de língua alemã. Em seu repertório, há também performances com influências de outras nacionalidades, já que um dos objetivos do grupo é desenvolver o respeito por outras culturas. Uma das danças apresentadas será: Gänsejagd, uma dança em colunas que simula o andar dos gansos em filas e a tentativa de alcançá-los. Possui um ritmo rápido, e as crianças necessitam de muita atenção para se alternar na liderança do bando de "gansos".
Fotos Flávio Cabral
O Tanzfreunde do Colégio Benjamin Constant de São Paulo formado por professores, funcionários, alunos e pais de alunos do colégio apresentará danças de várias regiões da Alemanha e Áustria, como Jecker Quadrille (quadrilha alegre que remonta à idade média, originária da região da Baixa Saxônia, simula uma brincadeira através da troca de pares) e Stockholms Schottis – Finsk Schottis (pot-pourri de duas danças que tem como base o passo do schottische e que são muito apreciadas especialmente no norte da Alemanha. A primeira é originária da Suécia e a segunda da Finlândia). Também presente a dança Chuer Mazurka, Mazurca da região de Chur, na Suíça, com primeiro registro feito no ano de 1960. As mazurcas são provenientes da Polônia e se tornaram um típico passo nas danças folclóricas de origem germânica.
Marcará presença novamente no evento de rua, o grupo Die Säger Buam, os serradores de Pomerode SC, com o objetivo de divertir o público com atividades exercidas antigamente pelos antepassados, e assim difundir a cultura e tradição germânica. Farão competições típicas alemãs com participação do público, como cortar a tora com serra manual e o cabo de guerra.
Outros grupos abrilhantarão a festa de rua, como Edelweiss - SP, Sonnnenblume, Gold und Silber, Tirol, Banda Municipal Die Origanalen Rega Bläser de Pomerode SC e Grupo de Dança de Pomerode SC. Também haverá exposição histórica da imigração alemã no Estado de São Paulo.
Serviço:
XIX MaiFest
Dias: 26 e 27 de maio
Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos
Horário: das 10h às 22h
Entrada gratuita
Mais informações através do site www.aemb.org.br
Postado por Angela Karam no dia 02/05/2018 às 11:28