Museu do Futebol leva exposição ao Museu da Comunicação de Porto Alegre
Patrocinada pela Motorola, exposição itinerante, já vista por 200 mil pessoas, faz sua parada final na capital gaúcha, de 31 de outubro a 16 de dezembro
A exposição itinerante Museu do Futebol na Área, projeto patrocinado pela Motorola por meio da Lei Rouanet, chega à sua parada final em Porto Alegre, de 31 de outubro a 16 de dezembro. A mostra ficará instalada no Museu da Comunicação de Porto Alegre, e contará com parte da experiência do público que visita o Museu do Futebol, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
A experiência, que aborda o esporte como parte da história e da memória de cada brasileiro, já foi vista por mais de 200 mil pessoas no Recife, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.
O Museu do Futebol na Área reproduz sete das 15 salas presentes na sede do museu, no emblemático Estádio do Pacaembu, em São Paulo, com o objetivo de levar a experiência que já encantou mais de 3,5 milhões de pessoas desde sua inauguração, em 2008. Para tanto, contou com o time que participou do projeto original: os cenógrafos Daniela Thomas e Felipe Tassara, o designer Jair de Souza e o artista multimídia Tadeu Jungle, que assina uma instalação exclusiva para a mostra. E, para ampliar a emoção do público local, incorpora histórias, fotos e curiosidades sobre o futebol de cada cidade por onde passa.
Em Porto Alegre, a rivalidade entre Grêmio e Internacional estará presente. O Gre-Nal é representado por desde fotos dos primórdios dos clubes, no início do século 20, ao jogo de pebolim (ou totó) e de futebol de botão. Compõe a mostra ainda uma vitrine em homenagem a Aldyr Schlee, gaúcho criador da camisa canarinho da Seleção Brasileira, em 1953, e outra com camisas e objetos históricos dos dois clubes, entre eles uma camiseta usada pelo ídolo colorado Fernandão na conquista da Taça Libertadores da América em 2006, e outra usada por Paulo César Magalhães na conquista gremista do Mundial de 1983.
A interação dos visitantes com a exposição será reforçada pelos Moto Snaps, tecnologia modular exclusiva da Motorola para a família Moto Z. Quem visitar a mostra poderá usar o smartphone, por exemplo, para registrar a experiência com o Moto Snap 360 Camera e baixar sua imagem no site do Museu do Futebol. Além disso, poderá experimentar o Moto Snap Gamepad, um módulo que transforma o smartphone em um console portátil, com joystick completo.
"O futebol é uma paixão nacional e expressão da nossa cultura. Acreditamos que, por ser democrático, tem o poder de conectar as pessoas. Por isso, estamos muito felizes em poder levar essa exposição itinerante a outros lugares do Brasil, principalmente por estar em cidades que fazem parte da nossa plataforma de marca #hellocidades", disse Bruno Couto, head de Marketing da Motorola.
A exposição Museu do Futebol na Área tem patrocínio da Motorola, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, Epson, e da Urso Filmes. O apoio local é do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa.
O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão.
Serviço:
Exposição Museu do Futebol na Área
Até 16 de dezembro de 2018
Terça a domingo, das 10h às 18h
Museu da Comunicação Hipólito José da Costa
Rua dos Andradas, 959 Centro – Porto Alegre, RS
Entrada gratuita
Realização: Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Museu do Futebol
Patrocínio: Motorola
Postado por Camila Karam no dia 08/11/2018 às 15:31