×
AGENDA VISITE GUARULHOS TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
EVENTOS

Entre os dias 21 e 22 de maio, Monte Belo promove a 11ª edição do Polentaço




Encontro será dias 21 e 22 de maio tendo como atrações tombo de polenta de 800kg e exposição de esculturas feitas a base da iguaria

A polenta talvez seja o prato regional que melhor identifique, na culinária, a herança deixada pela marcante presença do povo italiano na Serra. É justamente num dos municípios que mais preservam esse legado, Monte Belo do Sul, que a polenta ganha um festival gastronômico para exaltá-la como uma espécie de patrimônio imaterial da região.

Entre os dias 21 e 22 de maio, o pequeno município promove a 11ª edição do Polentaço, um evento gastronômico com cara de festa em que os sabores das cozinhas das “mammas” mesclam-se a atrativos culturais para alimentar corpo e alma. Em pleno coração da cidade, a Praça Padre José Ferlin, os grandes atrativos do Polentaço gravitam em torno, claro, da tradicional mistura de farinha de milho, água e sal.

Tombo da polenta gigante é atração no 11º Polentaço, em Monte Belo do Sul. Crédito Exata Comunicação

Dois deles são marcantes e dignos de figurarem em rankings de raras estatísticas mundiais. Um é o tombo da polenta, ou seja, o momento em que ela deixa o tacho gigante, após estar pronta, para ser colocada sobre um enorme recipiente. Tudo ali é superlativo, já que são 800 quilos de polenta virados na hora. Logo depois, em porções, o prato é oferecido gratuitamente com molho para os visitantes -- na última edição, em 2019, foram distribuídas mais de 4 mil delas.

Polenta é distribuída gratuitamente aos visitantes. Crédito Marlove Perin

Os visitantes terão dois momentos para acompanhar esse momento icônico do evento: no sábado, dia 21 de maio, às 14h45min, e no domingo, dia 22, às 14h30min.

Outra curiosa atração é a Exposição de Esculturas de Polenta. Em 2019, 30 peças foram inscritas para essa que é considerada a única mostra do gênero no mundo. O evento é levado a sério, tanto que além de exposição ocorre uma avaliação das esculturas, sendo as três melhores e o destaque da competição premiados com troféus e presentes ofertados por patrocinadores

Em 2019, 30 peças foram inscritas na Exposição de Esculturas de Polenta. Crédito Marlove Perin
Entre as atrações, premiação para as melhores esculturas de polenta. Crédito Exata Comunicação

Neste ano, os troféus Cagliera D’Oro, D’Argento e di Bronzo, serão entregues, respectivamente aos 1º, 2º e 3º colocados, juntamente com uma cozinha Sicília (Multimóveis), dois balcões multiuso (Decibal Móveis) e uma escrivaninha (Carraro Móveis). Já o destaque, entregue para a melhor escultura feita unicamente de polenta, ganhará a Cagliera Nera e um prêmio surpresa.

O 11º Polentaço, que neste ano tem como atração simultânea a 9ª Festa do Agricultor, também é uma iniciativa para promover e valorizar a produção local. Espalhadas ao redor da principal praça da cidade, onde ainda é montado o palco para as atrações artísticas, barraquinhas comercializam vinhos, espumantes, produtos coloniais e artesanato, oferecendo um panorama das riquezas do município. Nesta edição, uma das novidades propostas pela organização do evento é a presença obrigatória de diferentes preparos a base de polenta em cada uma das barraquinhas do ramo gastronômico

Evento gastronômico em Monte Belo do Sul. Crédito Marlove Perin

A visita a Monte Belo do Sul, município vizinho de Bento Gonçalves com cerca de 2,7 mil habitantes, é uma oportunidade para vivenciar como o tempo anda numa típica cidadezinha do interior. Ali, mesmo depois de quase 150 anos do início da imigração italiana, muitos hábitos e costumes seguem sendo cultivados, como o cultivo da uva, a lida agrícola e pastoril e, claro, o preparo da polenta.

Afinal, assim foi construída a identidade do município. E é isso que Monte Belo celebra com o Polentaço, a iguaria que alimentou o corpo de imigrantes e descendentes a fim de que eles mantivessem vivos os sonhos de uma vida melhor.

11º Polentaço e 9ª Festa do Agricultor

Quando: dias 21 e 22 de maio
Onde: Praça Padre José Ferlin, em Monte Belo do Sul
Quanto: entrada franca



Postado por
no dia 07/05/2022 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Eventos

LEIA TAMBÉM: