Jundiaà sedia a 38ª Festa da Uva
Até 5 de fevereiro, o evento, com entrada gratuita, celebra o surgimento da uva Niágara rosa na região e terá pela primeira vez quatro finais de semana com muita música, gastronomia e a esperada pisa das uvas
A tradicional Festa da Uva de Jundiaí nasceu para celebrar uma variedade de uva típica da região: a niágara rosada, que surgiu na cidade há 89 anos, devido a uma mutação natural da uva niágara branca e chega a sua 38ª edição em 2023.
Pela primeira vez na história a festa acontece durante quatro finais de semana e a expectativa da organização do evento é receber 20% mais de visitantes que em 2020, quando registrou um recorde de público com aproximadamente 205 mil visitantes oriundos de 26 estados, 195 cidades e 24 países.
A festa com raízes italianas é uma ótima maneira de conhecer todos os empreendimentos turísticos da cidade em um só local, já que os expositores do evento são as propriedades rurais, turísticas e gastronômicas da cidade, que marcam presença nos pavilhões oferecendo cachaça, vinho, sucos, doces, frutas, quitutes e, claro, os principais pratos das rotas gastronômicas como o frango frito com polenta e a coxinha de queijo, que é considerada patrimônio imaterial da cidade.
O evento oferece aos visitantes atrações para todos os gostos e idades. Há apresentações de teatro, dança e bandas, exposições de frutas, venda de vinhos, espumantes e produtos artesanais, workshops enogastronômicos, espaço kids e até carrinhos de golfe para que as pessoas com mobilidade reduzida tenham mais conforto.
Um dos momentos mais aguardados pelo público é a tradicional cerimônia da pisa da uva, em que os participantes podem vivenciar essa experiência única. Neste ano, a grande novidade é o Brinde ao Pôr do Sol, a ser realizado todos os dias, para a abertura da programação do Palco Uva Isabel. A proposta do Brinde é apresentar aos visitantes uma experiência com os espumantes produzidos na cidade, em especial o Espumante de Niágara.
Para Marcela Moro, diretora de turismo da Prefeitura de Jundiaí e coordenadora do evento, a realização da festa de 2023 terá um grande impacto positivo para agricultores, produtores e empreendimentos turísticos da cidade. “A festa é formada pelos empreendedores e pela comunidade de nossa cidade. São vinícolas, artesãos do Programa Jundiaí Feito à Mão, associações, cooperativas que se reúnem para manter e reverberar a tradição da uva e do vinho em nossa cidade e mostrar tudo isso para os turistas. Nenhum expositor paga para participar da Festa da Uva. A prefeitura entende que o evento é uma política pública de fomento ao turismo e à agricultura, gerando importante receita para o município por meio da comercialização dos produtos no evento, além de ser um chamariz importante para atração de turistas ao longo de todo o ano”, explica.
Vale a visita!
A repórter viajou a convite da 38ª Festa da Uva de Jundiaí.
Serviço:
38ª Festa da Uva e 9a. Expo Vinhos de Jundiaí 2023
De quinta a domingo até 05 de fevereiro
Parque Comendador Antônio Carbonari - Parque da Uva - Av. Jundiaí s/n
Entrada gratuita
Ação solidária de 1 quilo de alimento não perecível
Fotos: Camila Karam
Postado por Camila Karam no dia 16/01/2023 às 07:44