×
TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
EVENTOS

A programação do FASA em Campos do Jordão começa no sábado, dia 31, no Parque Capivari




Ministério da Cultura e Sabesp apresentam:

FASA - Festival de Artes e Saberes das Águas estreia em Campos do Jordão com Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro, além de diversos artistas locais, sábado, 31/8, e domingo, 1/9

Principal atração de sábado, orquestra idealizada por Marcelo Caldi é formada por 22 músicos cariocas e apresenta repertório resgatando clássicos do cancioneiro nordestino. Programação gratuita reúne, no final de semana, passeios guiados, oficinas, palestra, aula de dança, exibição de fotos e apresentações musicais locais. Até setembro, São Bernardo do Campo, Nazaré Paulista e Santos também irão receber o Festival que celebra, através da música e das artes, os valores sociais e culturais das águas de São Paulo.

Sanfonada - Foto: Cyntia C Santos

Depois de abrir sua primeira edição em Ilhabela com a apresentação de Danilo Caymmi e Claudio Nucci (14/7) e seguir para Iporanga com o violonista Fabio Zanon e o flautista Marcelo Barboza (4/8), o FASA - Festival de Artes e Saberes das Águas chega  em Campos do Jordão, nos próximos dias 31 de agosto, sábado, e 1 de setembro, domingo. Com direção artística de Pablo Castellar e patrocínio da Sabesp, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, o FASA apresentará, até setembro, espetáculos gratuitos em seis municípios paulistas, com músicos de renome nacional e artistas locais, palestras e visitas guiadas às águas de cada território, além de diversos conteúdos virtuais, celebrando o valor cultural, social e os costumes em torno deste elemento vital.

Sanfonada - Foto: Cyntia C Santos

O fim de semana será repleto de atividades culturais, uma programação diversificada com a participação de diferentes profissionais e artistas de Campos do Jordão. No sábado, dia 31, no Parque Capivari, o grande concerto ficará a cargo da Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro, formada por 22 músicos, entre sanfoneiros, cantores, contrabaixista, rabequeiro e percussionistas. Com nove anos de existência e um extenso currículo de ações arte-educativas e apresentações públicas em praças e teatros nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, a Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro tornou-se uma expoente expressão musical da cultura nordestina na Região Sudeste e a principal referência em grupos de sanfoneiras e sanfoneiros do Brasil. É síntese da diversidade marcante da identidade brasileira, formada por jovens, adultos e idosos, entre mulheres e homens, de várias etnias e todas as camadas sociais, moradores do Rio de Janeiro provenientes de todas as regiões da nação. 

No repertório, músicas regionais nordestinas que falam das águas, como “Riacho do Navio” (Zé Dantas e Luiz Gonzaga), “Súplica cearense” (Gordurinha e Nelinho) e “Tenho Sede” (Dominguinhos e Anastácia), ao lado de músicas autorais, criadas por membros do próprio grupo.

A Orquestra foi idealizada por Marcelo Caldi, expoente da nova geração brasileira de músicos e um dos responsáveis por revitalizar o acordeom no cenário contemporâneo, dando ao fole um novo “sotaque”, em diálogo com o choro, baião, tango e outros gêneros latinos. Caldi é também diretor musical e arranjador do grupo. 

Projeto Musica na Escola - BAMILS e BALMAT

Programação FASA em Campos do Jordão

A programação do FASA em Campos do Jordão começa no sábado, dia 31, no Parque Capivari, a partir das 13h, com a exibição de fotos de Thiago Carneiro e Reinaldo Opice no telão do palco. Às 14h30 serão realizadas apresentações de dois grupos do projeto Música na Escola desta cidade, a Banda Marcial Irene Lopes Sodré (BAMILS) e a Banda Laurinda da Matta (BALMAT), ambas sob a regência do Maestro Fulvio Mendonça Vilen. O projeto tem a parceria da Fundação Lia Maria Aguiar com a Prefeitura Municipal de Campos do Jordão e conta hoje com 37 alunos do ensino fundamental, com idade de 07 a 16 anos.

Às 15h, será oferecida uma aula de forró com Claudio Fukumitsu, da CIDS Escola de Dança, estimulando o público a praticar a dança que poderá seguir quando a Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro subir ao palco, às 16h.

No domingo, dia 1, das 9h às 11h30, acontece o Passeio FASA na Trilha do Rio Sapucaí Guaçu, no Parque Estadual de Campos do Jordão (Horto Florestal), com a supervisão da guia Marina Baldim que também irá ministrar uma palestra, no âmbito do  FASA Reflexões. Na parte da tarde, às 13h, no Parque da Lagoinha, o público poderá se inscrever e participar de uma oficina de ilustração com Gabriela Sancksmo, arte-educadora e ilustradora interdisciplinar. Utilizando tinta guache, os participantes experimentarão a criação de paisagens que refletem a beleza e a interconexão entre a arte e a natureza, enquanto aprendem sobre a importância da preservação dos corpos d'água e como a biodiversidade depende desses ecossistemas.

Em seguida, às 14h30, Marina Baldim irá ministrar uma palestra juntamente com uma Oficina de Terrário, uma ferramenta de educação ambiental através da qual os participantes aprendem na prática as técnicas para fazer esse pequeno ecossistema, abordando temas como ciclo da água e dos nutrientes. O terrário é capaz de simular o planeta terra e sua atmosfera. Serão disponibilizados aos participantes todos os materiais para realização da oficina e, ao final, cada participante levará sua criação para casa. Formada em Gestão Ambiental, já tendo atuado em Unidades de Conservação, Marina especializou-se em meio ambiente, recursos hídricos e educação ambiental. Idealizadora do documentário “Amantikir o Berço das Águas Jordanenses”, encantou-se com as histórias das águas da Serra da Mantiqueira Paulista. Atualmente, é coordenadora do Centro de Educação Ambiental Roberto Civita, desenvolvendo o Programa de Educação Ambiental CEARC, e coordenadora local do município de Campos do Jordão pelo projeto Caminho das Águas para a Sustentabilidade, que desenvolve o Programa de Educação Ambiental das bacias hidrográficas Sapucaí Guaçu e Sapucaí Mirim.

Em setembro, FASA em São Bernardo do Campo, Nazaré Paulista e Santos

Em setembro, o FASA – Festival de Artes e Saberes das Águas levará uma diversificada programação cultural a mais três cidades paulistas. O festival segue para São Bernardo do Campo no dia 8 de setembro tendo como atração principal o trio formado pelo bandolinista Hamilton de Holanda, pelo pianista Salomão Soares e pelo baterista Thiago "Big" Rabello, com um espetáculo celebrando as águas no Parque Engenheiro Salvador Arena. 

Na semana seguinte, no dia 15 de setembro, a soprano Marília Vargas, a harpista Liuba Klevtsova e a violoncelista Vana Bock apresentarão em Nazaré Paulista um concerto com repertório integralmente formado por obras de mulheres compositoras e que explora a temática das águas. Entre as compositoras brasileiras, obras de Babi de Oliveira, Diva Ponse e Helza Camêu, além das europeias Fanny Mendelssohn, Clara Schumann e Nadia Boulanger. O concerto abordará temas comuns entre os continentes como as sereias, o mar, os rios e riachos, e também representações femininas claramente regionais, nas formas de Janaína ou Lorelei.

Com seus rios, mangues e mar, Santos será palco para o encerramento do FASA, com uma programação que acontecerá de 24 a 27 de setembro. O destaque do Festival na cidade é a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, que realizará no dia 26 de setembro, às 20h30, um concerto sob a regência do Maestro Luiz Gustavo Petri, no Teatro Municipal Braz Cubas. No repertório, com inspiração no universo das águas, destacam-se as obras Le Mer, do compositor romântico francês Claude Debussy e O Moldávia, do compositor tcheco Bedřich Smetana. Haverá ainda, uma apresentação do Quarteto de Cordas Martins Fontes, na Concha Acústica da Cidade, no dia 27 de setembro.

Além dos concertos, o "FASA Reflexões" convida artistas, pesquisadores, historiadores, cientistas e personalidades comprometidas com as questões ambientais ligadas à água, programando palestras pensadas para dialogar com a história das águas e as peculiaridades hidrográficas de cada cidade. 

Em cada cidade do circuito do projeto é realizado também o FASA da Casa, com a valorização da produção cultural dos territórios visitados, trazendo ao público trabalhos artísticos locais que estabelecem conexões com o universo das águas, seja por meio de apresentações musicais, performances de dança, oficinas artísticas ou exposições de fotos. 

O projeto também irá lançar o "FASA Digital”, um espaço para o público de todo o Brasil vivenciar a experiência proposta pelo Festival de forma gratuita através das mídias digitais. Os conteúdos incluem a websérie “Água na Boca", que antecipa o que será apresentado nos concertos digitais levando os espectadores a um entendimento mais claro sobre as escolhas das obras musicais apresentadas em cada local; a série "O Caminho das Águas" que faz um rico registro audiovisual das riquezas hídricas de cada local e suas relações com a cultura e os costumes sociais de cada território, incluindo imagens exclusivas feitas para trazer toda a diversidade das águas das cidades visitadas; o podcast “Água com História”, que celebra nossa complexa ligação com as águas; e os Concertos Virtuais, todos filmados em alta definição trazendo registros das apresentações musicais.

Por fim, o Festival conta ainda com ações educacionais como o "FASA Aulas Magnas", que irá oferecer masterclasses nas cidades de São Bernardo do Campo, Nazaré Paulista e Santos, com a participação de músicos convidados do festival e o "FASA na Escola", uma ação educacional que será realizada em Santos e que terá como objetivo sensibilizar crianças e jovens, estimulando novos caminhos para compreensão da importância e preservação das águas através de ações que estimulem o entendimento do seu valor social e cultural.

SERVIÇO

FASA - Festival de Artes e Saberes das Águas em Campos do Jordão

31/8 e 1/9, sábado e domingo

Parque Capivari, sábado.

Parque Estadual de Campos do Jordão (Horto Florestal) e Parque da Lagoinha, domingo. 

Entrada franca

Programação

Dia 31/08 - Sábado

Local: Palco - Parque Capivari

Endereço: R. Eng. Diogo José de Carvalho, 1291 - Capivari

13h às 17h - Exibição de fotos de Thiago Carneiro e Reinaldo Opice no telão do palco

14h30 - Apresentação de Bandas de alunos do Projeto Música na Escola - BAMILS e BALMAT

15h - Aulão de forró com Claudio Fukumitsu - CIDS Escola de Dança

16h - Show da Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro

Dia 01/09 - Domingo

Local: Parque Estadual de Campos do Jordão (Horto Florestal)

Endereço: Av. Pedro Paulo, s/n

09h às 11h30 - Passeios FASA e palestra FASA Reflexões com Marina Baldim 

Trilha do Rio Sapucaí Guaçu

20 vagas - inscrição via Whatsapp 12 99173-4474.

Local: Centro de Educação Ambiental Roberto Civita - Parque da Lagoinha

Endereço: Avenida Pedro Paulo, 1455

13h - Oficina de Ilustração com Gabriela Sancksmo

15 vagas

1h30 de duração

14h30 - Oficina de Terrário com Marina Baldim 

15 vagas 

1h30 de duração

Vagas limitadas - Participação nas oficinas mediante inscrição prévia via Whatsapp 12 99173-4474. 

Mais informações em: www.fasa.art.br 

Siga o FASA nas redes sociais

instagram.com/festivalfasa/

facebook.com/festivalfasa 

youtube.com/@festivalfasa



Postado por
no dia 28/08/2024 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Eventos

LEIA TAMBÉM: