A Região de Provence na França é a terra dos famosos vinhos Rosé
A Provence é a terra dos vinhedos desde a antiguidade. Foram os gregos que implantaram a vinicultura no sul da Gália, no século V a.C.. O generoso territór
Os vinhos de Provence
“Um dia sem vinho é um dia sem sol” provérbio provençal.
A Provence é a terra dos vinhedos desde a antiguidade. Foram os gregos que implantaram a vinicultura no sul da Gália, no século V a.C.. O generoso território meridional produz as três cores de vinho: tinto, branco e rosé.
O Vaucluse oferece seus Côtes du Rhône e seus nomes prestigiosos de tintos estruturados e potentes: Gigondas, Vaqueyras, Rasteau. E, claro, seus Chateauneuf-du-Pape, eleitos os melhores vinhos do mundo: potentes e firmes quando são tintos; fortes e amplos quando são brancos! Seus vinhos suaves como o Beaume-de-Venise acompanham maravilhosamente o foie gras e bolos secos!
Passeie pelo vinhedo de Côtes du Rhône, esse vinhedo excepcional! Vá a Gigondas e conheça as suas ruínas, passando por Montmirail, belo maciço com silhueta rendada. Não deixe de parar em Séguret, um dos mais belos vilarejos da França, na encosta da colina, e depois em Vacqueyras, empoleirado na montanha. Passe em seguida por Orange para visitar seu Teatro Antigo e seu Arco de Triunfo , cassificados como “Patrimônio Mundial” pela UNESCO. O Teatro Antigo de Orange é o mais conservado da Europa. Sua fama é devida essencialmente ao seu magnífico muro de palco, supreendentemente preservado e único no mundo ocidental. Excelente local de espetáculos na época romana, continua sendo este o melhor local para o maior prazer dos melômanes do mundo inteiro.
Suba no alto da cidade para contemplar os vinhedos a perder de vista. Em Vaison-la- Romaine, conheça os vestígios antigos e os jovens produtores dos vinhos Côtes du Rhône. Em seu caminho, você encontrará muitas caves e propriedades que o receberão com prazer para iniciá-lo em seus vinhos!
Mas a Provence é especialmente conhecida por seus Côtes de Provence e mais particularmente seus rosés, que devem ser bebidos frescos no verão à sombra de uma árvore. Vinho convivial, deve ser bebido entre amigos. Sem complexos, esse vinho se adapta a uma gastronomia liberada de todo código e concorda com a cozinha do mundo.
O rosé é apreciado simplesmente, e é sinônimo de prazer sincero e espontâneo. É uma nova maneira, mais livre e descontraída, de degustar o vinho. Você pode degustar os rosés passeando pelas Bouches du Rhône no Var.
Você encontrará essa convivialidade percorrendo a região! Dos pés da Sainte-Victoire, cara a Cézanne, você pode ir até Rousset caminhando por paisagens pintadas pelo mestre. Vá até o pequeno porto de Cassis, dominado por falésias, e suba aos vinhedos com vista para a enseada. A alguns quilômetros dali, um outro porto o espera: Bandol, com sua animação e seus rosés mundialmente conhecidos. Vá até o charmoso vilarejo na encosta de La Cadière d’Azur, de onde poderá admirar os vinhedos por todos os lados.
Continue até outro porto mítico, o de Saint-Tropez, passando pelo que chamamos de Provence verde, rica em vinhedos! Se tiver tempo, passe pelo village bio de Correns para experimentar a produção!
Enfim, se quiser ter uma outra percepção da região, há várias possibilidades de conhecer os vinhedos de um jeito original. Passeios de bicicleta elétrica ou caminhadas pelas trilhas, por exemplo. Além disso, você pode fazer cursos de culinária ou enologia, incluindo hospedagem nos próprios vinhedos. São muitas as maneiras de aprender sobre os mais antigos vinhedos da França!
Ideias de atividades em torno do vinho:
- A cave Balma Vénitia em Beaume-de-Venise propõe a descoberta da arte de misturar pratos e vinhos com um grande chef cozinheiro e em toda simplicidade. Entre as montanhas de Montmirail e o Mont Ventoux, o Caveau Balma Vénitia fica em um cenário bucólico, à entrada da cidade de Beaume-de-Venise.- www.dolium-restaurant.com
- Passeie pelos vinhedos de Terra Ventoux. Em Villes-sur-Auzon, você descobrirá o terroir de denominação controlada Ventoux de várias maneiras: de bicicleta, mas não qualquer uma! Com uma bicicleta elétrica de nova geração, que permite seguir todo o percurso com facilidade, entre pomares e cerejeiras, e, claro, entre vinhedos, o passeio é muito agradável, principalmente com um petisco e um vinho no horizonte...; de charrete, você pode passear pelo território das montanhas de ocre e em seguida fazer uma degustação de queijos de cabra e vinhos. Um pequeno extra... aper trufas, trufas negras ou trufas de verão, conforme a estação, graças a um truficultor pronto a compartilhar seus segredos, sobretudo o da harmonização com os vinhos. www.terraventoux.com
Postado por Angela Karam no dia 03/10/2013 às 14:32