6 razões para visitar o Alentejo na primavera
Turismo pela região portuguesa fica ainda mais atrativo na estação que, na Europa, vai de março a junho
Castelo de Monsaraz | Victor Carvalho
O Alentejo tem cidades encantadoras, restaurantes deliciosos e hotéis de primeira. Ainda assim, é uma região rural de Portugal, e sua maior riqueza é a natureza, que vai de belíssimas praias no litoral a campos verdejantes no interior. Sendo assim, a primavera se mostra como uma época perfeita para visitar este destino.
Confira alguns motivos para isso:
1. O clima
Entre março e junho, a primavera europeia, o Alentejo apresenta temperaturas amenas e com pouca amplitude térmica. Isso garante passeios muito agradáveis, que não são prejudicados pelo excesso de calor, sol intenso ou a necessidade de carregar vários casacos que só são necessários em alguns momentos do dia.
2. As paisagens
Os cenários alentejanos são tomados por uma explosão de cores, aromas e muita vida nesta época do ano. No trajeto entre dois vilarejos, é impossível não apreciar as árvores frondosas e a abundância de folhagens e flores locais.
Passeio de balão pelo Alentejo | Vila Galé Clube de Campo
3. As caminhadas
Esta é uma atividade popular no Alentejo, uma vez que existem várias trilhas bonitas por todo seu território. A Rota Vicentina, por exemplo, é um projeto que soma 450 quilômetros de percursos que atravessam os campos ou margeiam o litoral. A primavera, além de ter o clima ideal para esse tipo de exercício ao ar livre, ainda garante os melhores cenários.
4. Os rios e lagos
Os belos dias desta estação são perfeitos para desfrutar das águas da região, como o lago Alqueva ou o rio Guadiana. É possível fazer passeios de barco, praticar stand-up paddle ou curtir o ambiente e tirar fotos da margem.
Cercal do Alentejo | Rota Vicentina
5. O litoral
O litoral também é uma atração do Alentejo, principalmente quando o clima está quente. Na primavera, as praias costumam estar mais desertas e ainda mais agradáveis. Vale admirar as praias de areia dourada e mar de azul profundo rodeadas por impressionantes falésias, mas também curtir os dias de sol.
6. As experiências em vinícolas
Não será uma boa viagem ao Alentejo se não houver vinho. Os turistas podem mergulhar na cultura vinícola da região, aproveitando experiências como degustações e visitas às adegas. Algumas propriedades produtoras investiram em experiências ligadas à natureza, como piqueniques ao ar livre com iguarias e vinhos, passeios de bicicleta pelas vinhas e voos de balão, que são ainda melhores na estação das flores.
Mais sobre o destino em: www.turismodoalentejo.com.br
Postado por Camila Karam no dia 06/04/2019 às 01:20