Tchéquia tem novo patrimônio imaterial da Unesco
Rafting em balsas de madeira, o mais novo Patrimônio Imaterial da Humanidade da República Tcheca
A antiga tradição associada à construção de balsas de madeira e à sua flutuação nos rios foi incluída na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO em 1º de dezembro último. A indicação foi aprovada pelo Comitê Intergovernamental para a Proteção do Patrimônio Cultural Imaterial em sua 17ª reunião no Marrocos.
O patrimônio entrou na lista da UNESCO com base em uma nomeação supranacional. Sob o nome "Rafting em madeira", foi apresentado em conjunto por seis países europeus: República Tcheca, Letônia, Alemanha, Polônia, Áustria e Espanha, sendo que o processo foi coordenado pelo lado polonês. Na República Tcheca, a Vltavan Cechy participou da preparação da candidatura – um grupo que reúne as associações de rafting no rio Moldava, o Instituto Nacional de Cultura Folclórica, o Ministério da Cultura e outros.
"A Tchéquia agora tem oito itens na lista de patrimônio cultural imaterial da UNESCO, totalizando 31 entradas na UNESCO. Isso nos coloca, considerando km²/habitante, entre os países mais interessantes do mundo em termos de viagem", diz Jan Herget, Diretor da Autoridade de Turismo Tcheca - CzechTourism e acrescenta: "Além do rafting registrado hoje, está na UNESCO também a produção artesanal de decorações de Natal com vidraria, inscrita em 2020, bem como a produção de tecido azul, as marionetes, a arte da falcoaria, a Cavalgada dos Reais em Slovácko, as rotas de carnaval e máscaras em Hlinecko, e o Verbunk de Slovácko."
O rafting em madeira representa o conhecimento tradicional e as habilidades associadas à construção de balsas de madeira e à navegação nos rios.
"O rafting em madeira, que agora é uma nova adição à UNESCO, pode ser experimentado pessoalmente, por exemplo, em Ceský Krumlov. Os cruzeiros de advento no rio Moldava têm seu próprio charme e, se você combiná-lo com uma visita ao museu da balsa em madeira, por exemplo , você vai se divertir, mas também aprenderá algo novo", diz a Diretora do Departamento de Gestão de Produto e Cooperação Regional da Autoridade Tcheca de Turismo - CzechTourism, Veronika Janecková.
Embora a navegação de madeira como transporte comercial tenha desaparecido devido à construção das barragens, as tradições a ela associadas ainda estão vivas e transmitidas às gerações mais jovens. Não se trata apenas do artesanato envolvido na construção de uma balsa de madeira, mas também dos saberes associados à sua navegação no rio e, por último, mas não menos importante, de uma cultura específica desta tradição, com costumes peculiares e arte verbal associada aos caibros de madeira, guardados em canções e gírias náuticas.
Postado por Camila Karam no dia 10/12/2022 às 00:33