×
AGENDA VISITE GUARULHOS TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS INTERNACIONAIS

Com voo direto saindo de São Paula a província argentina é uma excelente opção para quem busca um destino fora do comum e com câmbio favorável





Anfiteatro Quebrada De Las Conchas, Salta Aergentina
Anfiteatro Quebrada de las Conchas

Texto e fotos: Monica Quinta

Salta no montanhoso noroeste argentino é um destino ainda pouco visitado por turistas brasileiros, mas com o trabalho de divulgação feito pelos órgãos de turismo da região essa realidade tende a mudar em breve, e não é pra menos, o local possui atrativos naturais, históricos, culturais e vinícolas que valem muito a visita.

Após um voo direto de aproximadamente 3 horas pela Aerolineas Argentinas chegamos a Salta para passar 5 dias explorando a região que surpreende pelas características andinas dada a proximidade com a Bolívia e o Chile.

Centro de Salta
Centro de Salta

Nada melhor do que chegar com um dia ensolarado e já partir para um "reconhecimento". Após nosso almoço do Restaurante Adobe, fomos conferir a Basílica e Convento San Francisco, construídos pelos monges franciscanos por volta de 1625 e que serviu de abrigo para os habitantes da cidade na Batalha de Salta com suas paredes de vãos bem largos. Aqui fizemos um tour guiado e subimos até a torre do sino para conferir a cidade do alto.

Teleferico San Bernardo
Teleférico San Bernardo

Bem próximo fica o Museo de Arqueología de Alta Montaña localizado no centro histórico de Salta, que guarda uma das grandes descobertas arqueológicas das últimas décadas  - Los Niños del Llullaillaco. As ossadas de três crianças e diversos objetos, encontrados, preservadas pelo frio, no cume do vulcão Llullaillaco, em 1999. Pesquisadores acreditam que as crianças viveram há 500 anos, durante o auge do período Inca, pouco antes da chegada dos espanhóis.

Não podemos esquecer do Teleférico Cerro San Bernardo, que sobe 284 metros entregando uma vista de tirar o fôlego. 

Empanadas Saltenas Grace Hotel
Empanadas Salteñas

Próximo ao centro fica o bairro montanhoso Villa de San Lorenzo. Famoso pela Reserva Municipal Yungas de San Lorenzo. Por lá você pode fazer trekking de diferentes níveis com a assistência do Acasio da Trekking San Lorenzo e chegar até o mirante para apreciar a vista.

Ainda em San Lorenzo fica o surpreendente Museo la Gesta Guemesiana y Gaucha e suas 16 maquetes com mais de 1.250.000 peças feitas à mão. Aqui é contada a história do herói salteño General Martín Miguel de Güemes, organizador da resistência contra os monarquistas. Uma aula interativa de história!

Tren a las Nubes
Tren a las Nubes

Outro passeio imperdível é o famoso Tren a las Nubes que realmente faz jus ao nome subindo a 4200m de altura pela Cordilheira dos Andes. Reserve um dia todo e muita disposição para essa aventura na altitude.

De Salta até San Antonio de Los Cobres, cidade de onde parte o trem, são 3 horas de viagem por um caminho com paisagens de tirar o fôlego pela Quebrada del las flechas. Antes de chegar, não deixe de parar no vilarejo El Alfarcito para tomar um café da manhã regional e começar a se aclimatar.

Viaduto La Polvorilla Tren a las Nubes
Viaduto La Polvorilla 

Entramos no trem para mais 3 horas de viagem em direção ao famoso viaduto La Polvorilla. Com uma velocidade média de 35 km/h, o trem percorre cerca de 200 km e conta com serviço de bordo e restaurante. O contraste das montanhas coloridas e o céu azul faz com que cada minuto do passeio seja inesquecível! De volta a San Antonio de Los Cobres, escolha um dos hospitaleiros restaurantes locais para almoçar e se prepare para pegar o ônibus de volta à cidade de Salta.

Centro de Cafayate
Centro de Cafayate

Separe dois dias para conhecer Cafayate, de carro é um trajeto de 4 horas com cenários cheios de montanhas coloridas. Na Rota 68 contemplamos a Quebrada de las Conchas, local com surpreendentes formações rochosas como o Anfiteatro, Garganta del Diablo, e até um dos cenários do filme Relatos Selvagens. Prepare a câmera, essa é umas das estradas mais lindas em que já estive!

Quebrada De Las Conchas
Quebrada de las Conchas

Ao se aproximar de Cafayate, a paisagem muda e os parreirais passam a dominar o cenário, antes semi desértico. Com pouco mais de 12 mil habitantes, Cafayate merece a visita seja para explorar sua arquitetura colonial ou visitar as bodegas e experimentar os vinhos de altitude. A cidade fica bem próxima aos Andes e é conhecida por ter os vinhedos mais elevados do mundo – as uvas são plantadas de 1.500 e 3.000 metros do nível do mar. A Bodega El Esteco, nossa primeira parada, parece um sonho e é uma das maiores da região. Conta com hotel e restaurante de altíssimo padrão e tour guiado pela vinícola, com degustação dos melhores rótulos ao final. Não deixe de almoçar e marcar seu tour por essa Bodega. 

Quebrada De Las Flechas
Quebrada de las Flechas

Para o nosso último dia de viagem, começamos com um café da manhã delicioso e as belas vistas de La Estancia de Cafayate. Um country club onde você pode desfrutar de atividades como cavalgadas pelas dunas, golf, passeio de bicicleta pelas vinícolas ou um momento de paz apreciando a Cordilheira dos Andes.

De volta a cidade de Cafayate é hora de explorar um pouco a pé, comprar alfajores e conhecer mais da cultura local, o clima estava delicioso durante todo o tempo. Pudemos conferir também um pouco da cultura artesanal local, lojas e restaurantes, onde é possível experimentar algumas das delícias saltenhas, como as empanadas e humitas, e os saborosos vinhos da região. Aqui também ficam a Catedral Nuestra Señora del Rosario e o Mercado Central, valem a visita!

Cenario Filme Relato Salvaje
Um dos cenários do filme Relatos Selvagens

Onde comer em Salta: 

Restaurante Adobe 
A experiência começa pelas autênticas Empanadas Salteñas, seguidas por Cazuela! Prato típico servido em caçarolas de barro que podem ter milho, abóbora, quinoa, lentilhas e cabrito. Foi aqui que provamos pela primeira vez o delicioso vinho de uva Torrontés, típico de Salta.

La Vieja Estación
O local é uma “peña”, mistura de restaurante, bar e casa de shows que faz qualquer brasileiro se identificar. Aqui você vai encontrar o melhor da culinária local como empanadas salteñas, humitas, cerveja Salta gelada e shows de música e dança regionais e muito animados. Essa é considerada a melhor peña da cidade, não deixe de ir.

Restaurante Patio San Francisco
Localizado dentro do mosteiro San Francisco tem ambiente descontraído, comidinhas maravilhosas e vinho Torrontés para combinar com o clima quente do fim de noite. 

Hotel Rincón del Cerro
Bem localizado e com áreas verdes, spa,adega e restaurante aberto ao público, o hotel é uma opção gastronômica perfeita para quem está na região de San Lorenzo. Não deixe de provar as empanadas e o flan com doce de leite!

Onde se hospedar em Salta:

O Selina Salta fica super bem localizado na região de Balcarce. A praça principal, 9 de Julio, fica a apenas 5 minutos de caminhada e abriga verdadeiras preciosidades da história colonial da Argentina. O hotel possui restaurante, wi-fi gratuito, cozinha e um vibrante bar no terraço.
Os quartos são modernos e confortáveis e há opções de acomodações privativas e coletivas. 

www.selina.com/pt/argentina/salta/

Onde comer em Cafayate:

Hotel & Wine Spa Patios de Cafayate na Bodega El Esteco
Com mesas na área externa e vista para a piscina, o restaurante sofisticado fica dentro da maior Bodega da região. Com pratos típicos em releituras contemporâneas, esse hotel e restaurante oferecem refeições harmonizadas ou não com opções para todos os gostos, inclusive vegetarianas.

Hotel Grace Cafayate
Uma das opções 5 estrelas da região, esse Hotel boutique com spa e villas residenciais nos Vales Calchaquies e vista para as vinícolas da região. Aqui você encontra um restaurante super elegante com uma cozinha aberta e pratos típicos, além de um bar de vinhos e sala de degustação.

Flan De Leche Grace Hotel Cafayate
Flan de Leche do Grace Hotel

Restaurante Guemes 125 
Com atmosfera descontraída e vários ambientes, esse restaurante com clima descontraído de veraneio, tem mesas externas e internas, culinária regional criativa e linda apresentação dos pratos. Não deixe de provar as deliciosas entradinhas com vinho Torrontés ou cerveja Salta geladinha. O atendimento aqui é muito cordial e as opções são variadas.

Onde se hospedar e Cafayate:

Hotel Astúrias
Instalado em um amplo hotel-fazenda cercado por jardins de estilo argentino no centro de Cafayate. A propriedade dispõe de piscina ao ar livre e de quartos espaçosos e elegantes com decoração ornamental, camas queen-size e cobertores de lã de lhama. Está situado no vale de Calchaquíes, a 50 metros da praça central de Cafayate.

Salta é um dos grandes destaques do norte da Argentina e tem potencial para se tornar um dos grandes nomes de destinos das Américas. Esse é um daqueles lugares que deveriam estar nem todas as listas de lugares a se conhecer. Foge do tradicional, embora seja um destino que conta com tudo que se possa desejar para uma viagem: hotéis para todos os bolsos, diversidade de cenários, gastronomia impecável e para todos os gostos, os melhores vinhos das américas e a arte de sair bem em qualquer foto. Não deixe de incluir na sua lista!

www.cafayateasturias.com

A repórter viajou a convite da Inprotur Argentina.



Postado por
no dia 11/02/2023 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Destinos Internacionais

LEIA TAMBÉM: