Arquipélago de Chiloé, no Chile, atrai fãs de esportes de aventura
Hóspedes do Tierra Chiloé podem participar de atividades como trekking, passeios de caiaque e percursos de bicicleta
Com mais de 30 ilhas repletas de belezas naturais, o arquipélago de Chiloé, no Chile, é um excelente destino para fãs de esportes de aventura. As atrações do gênero variam desde tours que percorrem os cenários remotos praticamente intocados da região até atividades náuticas, que permitem contemplar os fiordes e até avistar animais como golfinhos e leões marinhos.
O Tierra Chiloé, um dos hotéis mais conceituados da região, conta com guias especializados, que organizam e conduzem passeios aos lugares mais incríveis do arquipélago. Dentre as opções, destaca-se a visita ao Parque Tepuhueico, que permite caminhar entre árvores de 600 anos até chegar à imponente cascata Rio Branco, que tem 10 metros de altura e surpreende os viajantes com águas em tons de caramelo.
Além dos percursos focados em trekking, o parque conta com trechos que podem ser percorridos de bicicleta. Também vale a pena aproveitar a ocasião para embarcar em caiaques e remar pelo lago Tepuhueico.
Outro roteiro que encanta os aventureiros é o Tricolor. Nele, os participantes exploram uma praia banhada pelo Pacífico, passando por dunas, pampas, bosque nativo e até pela fazenda Quilán, antigo garimpo de ouro que foi um dos mais importantes criadouros de ovelhas da região. De quebra, a caminhada oferece a oportunidade de se conectar à história e ao legado dos antepassados indígenas que habitavam o arquipélago.
A excursão Duhatao-Chepu, por sua vez, percorre um pequeno trecho de Sendero, local formado por rochedos tortuosos e floresta. A trilha é intensa, mas recompensa os participantes com vistas inesquecíveis da natureza e do rio Chepu. No final, o grupo desce até a ilhota de Aulen para aproveitar a praia e faz um passeio de barco.
Quando o assunto é aventura na água, destacam-se as navegações na embarcação própria do hotel e tours como a Rota dos Missionários. Trata-se de um passeio de caiaque que sai da baía em frente ao Tierra Chiloé e recria a rota que os antigos missionários jesuítas usavam para evangelizar a população chilota.
Após remarem por oito quilômetros, os viajantes chegam a Rilán, que abriga uma das 16 igrejas de Chiloé eleitas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Antes de retornar à acomodação (de caiaque ou de carro), também é possível aprender mais sobre a cultura do pequeno povoado e apreciar a rica biodiversidade da península, marcada pela grande quantidade de aves.
Outra possibilidade para os fãs de esportes de aventura é ir a Mechuque, nas ilhas Chauques. Ali, dá para conferir as atrações da cidade portuária, praticar caiaque ou canoagem nos tranquilos canais locais e realizar um trekking leve até o mirante, que oferece algumas das vistas panorâmicas mais bonitas da região.
Postado por Angela Karam no dia 10/05/2024 às 05:05