O curioso Canyon de Chelly no Arizona
Na região nordeste do Arizona, destro do território da Nação Navajo, está localizado um monumento nacional muito curioso, o Canyon de Chelly. O cânion é c
Canyon de Chelly, Arizona
Na região nordeste do Arizona, destro do território da Nação Navajo, está localizado um monumento nacional muito curioso, o Canyon de Chelly. O cânion é caracterizado por paredes rochosas muito íngremes, com vegetação espalhada pela área e ruínas antigas. Sua arquitetura, artefatos e pinturas rupestres estão preservadas, remontando a épocas pré-históricas e contando a história dos primeiros habitantes da região. Atualmente, ali é a casa de uma comunidade de índios Navajo.
O monumento arqueológico mais distinto do monumento é o chamado Spider Rock. Ele pode ser facilmente identificado pelo seu impressionante tamanho e seu formato bem característico. É uma torre de arenito semelhante a dedos gigantescos emergindo do cânion e se parece com as formações rochosas que predominam no cenário perto do Monument Valley.
Há muitas atividades que podem ser programadas pelos turistas que se aventurarem no Canyon de Chelly. A visita deve começar pelo centro de visitantes do parque, onde é possível conhecer mais sobre as curiosas casas dos índios da região, chamadas de Hogan. Dali, o visitante pode seguir dois caminhos sem a necessidade de contratar um guia.
Para quem tem um tempo maior de exploração, a dica é conhecer as muito bem preservadas ruínas do povo Pueblan, situadas em rochas com mais de 300 metros. Você pode dirigir pelo Chinle Wash e ver os assentamentos e ruínas do cânion espalhados pelo local. Ao final, você chegará no famoso Spider Rock. Apenas lembre-se que o passeio só é permitido se for guiado.
Próximo ao Canyon de Chelly há muitas acomodações onde é possível passar a noite, como nas cidades de Chinle e Tuba City, um pouco mais afastada. Dentro do monumento nacional também há uma área de camping gratuito.
Venha conhecer mais uma região do Arizona e aventure-se em meio a um cenário tão exuberante!
Postado por Angela Karam no dia 19/09/2014 às 01:28