×
AGENDA VISITE GUARULHOS TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
DESTINOS INTERNACIONAIS

Há muitos detalhes gerais que todos relacionam com o Natal, como a tradicional árvore, Papai Noel, presentes, muita comida, luzes coloridas, ruas cobertas





Há muitos detalhes gerais que todos relacionam com o Natal, como a tradicional árvore, Papai Noel, presentes, muita comida, luzes coloridas, ruas cobertas de neve, mercadinhos etc. Sem dúvida, cada país tem seus próprios costumes e, não raro, bem peculiares. Aqui, contamos para você como os tchecos comemoram o Natal.
República Tcheca

Vídeo: Natal em Praga


Para os tchecos, o Natal começa com o primeiro Advento, que se inicia, geralmente, no primeiro final de semana de dezembro. Nas ruas, a decoração inclui lâmpadas coloridas e pinheiros (naturais e despojados), os mercadinhos são inaugurados e surge um sem número de barraquinhas de venda de vinho quente (svařák) e de ponche. Nas casas, são acesas as primeiras velas na coroa do Advento, e bandejas de biscoitos de Natal são preparadas pelas mães com várias semanas de antecedencia, para que essas guloseimas estejam crocantes no momento de servir.

A expectativa da chegada de São Nicolau emociona as crianças tchecas. Na noite de 5 de dezembro, acompanhado por um “anjo” e um “diabo”, São Nicolau visita casa por casa, distribuindo presentinhos para os pequenos. Porém, antes de entregá-los, faz um breve questionamento (a partir de uma consulta antecipada aos pais) com o objetivo de verificar o comportamento da criança durante o ano. Se a criança teve bom comportamento, merece um presentinho; se o comportamento foi extremamente repreensível, recebe somente carvão e batatas. Não se surpreenda se, nesta noite, você presenciar pelas ruas um desfile de São Nicolau (Santa Claus), de anjos com ou sem asas e de diabos com ou sem cascos, mas sempre fazendo barulho com suas correntes de metal. Conforme a noite avança, os adultos e as crianças começam a acompanhar os três personagens em seu caminho através da cidade.

República Tcheca


Na noite de 24 de dezembro, o prato típico natalino servido em quase todas as casas é carpa a milanesa com salada de batatas. É correto pensar que o tcheco tende mais pela carne suína, bovina, de pato ou frango mas, nesse dia, praticamente todos se esforçam para comer pescado. E onde o conseguem? Até os turistas sabem. Desde os primeiros dias de dezembro, começam a aparecer nas ruas de todas as cidades e vilas tchecas grandes cubas com água, repletas de carpas vivas. As pessoas as escolhem e as levam para suas casas, ainda vivas ou não. Os que têm filhos pequenos as preferem vivas e, uma vez em casa, as colocam em cubas ou tinas para que os pequenos brinquem com elas e até lhes deem nome. Por isso, não é de surpreender que tanto carinho com as carpas acabe por afetar a Ceia da Noite Velha em muitas famílias, porque as crianças ficam a pensar numa carpa que já não mais é anônima, mas sim, chama-se Pepicek (Zezinho) e, ao invés de voltar para o rio, acaba sobre a mesa.

Na República Tcheca não acreditamos em Papai Noel. Tanto a árvore como os presentinhos são trazidos pelo Santo Menino Jesus. Por isso, em todas as casas onde há crianças, a arvorezinha é colocada no dia 24, escondida. É fechado um compartimento da casa onde ninguém poderá entrar, até a noite. Ao terminar a ceia de Natal, soa uma campainha como sinal que o Menino Jesus já preparou tudo, e então, é possível entrar no quarto onde está a arvorezinha iluminada e os presentinhos. O assombro e a felicidade refletidos nos olhos dos pequeninos é inacreditável.

República Tcheca


Após a distribuição dos presentes, chega o momento de dar lugar às tradições, como partir ao meio uma mação e, se aparecer a estrela (formada pelas sementes seccionadas), a pessoa terá muita saúde. Ou fazer barquinhos com as cascas de nozes e velas - sairá de casa nos próximos meses a pessoa cujo barquinho ficar longe da costa. Há também a tradição de derreter chumbo em água fervente e tentar adivinhar o significado das figuras que se formam. É crença entre os tchecos que ninguém deverá levantar-se da mesa durante a ceia – o que atrairia má sorte. Antes ou após a ceia, os tchecos entoamcanções natalinas, e à meia-noite comparecem à Missa do Galo, apesar de que a maioria dos tchecos se declara de ateus. Será porque é a noite especial, quando, após a missa, nas igrejas são tocadas músicas? Ou simplesmente porque sair à meia-noite para passear nas ruas iluminadas e decoradas, após uma ceia rica, pisar na neve e passar um momento em uma igreja transmite magia indescritível?

Descubra outros costumes tchecos pessoalmente, viajando a Praga ou a qualquer das cidades tchecas na época do Natal. Encontre gente simpática e lugares de história milenar, assim como a rica comida, excelente cerveja e um bom vinho quente.

Postado por
no dia 14/11/2014 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Destinos Internacionais

LEIA TAMBÉM: