Circuito Cultural pela Praça da Liberdade em BH
Nosso passeio começou pela Praça da Liberdade. Essa praça, na região de Savassi, conta a história de Belo Horizonte através da arquitetura dos edifÃcios em seu entorno, que datam da fundação da atual capital do estado. Antigos prédios públicos abrigam ace
A produção teatral de Minas Gerais é famosa, nós visitamos a sede de dois importantes grupos. O Giramundo existe há 40 anos, foi criado em 1970, e já montou dezenas de espetáculos, criou centenas de bonecos e contou muitas histórias. O rico trabalho produzido pelo grupo pode ser visto no Museu Giramundo, que possui o maior acervo de teatro de bonecos das Américas. Esse é um acervo “vivo”, porque grande parte dos espetáculos originais ainda são montados. Também se destaca a grande coleção de desenhos e projetos técnicos do artista plástico Álvaro Apocalypse, um dos maiores criadores do teatro de bonecos do mundo. A coleção de fotografias conta a trajetória do grupo e apresenta os seus bonecos. A visita guiada, para escolas e grupos, é uma das atividades mais importantes realizadas pelo museu. A interação com o público, demonstrando as possibilidades de movimento dos bonecos, explicando os mecanismos dando informações sobre os espetáculos é uma experiência próxima da performance de palco.As visitas devem ser agendadas por telefone ou e-mail.
Saiba mais: www.giramundo.org/museu
Na sequência fomos à sede do premiado Grupo Galpão, uma das companhias de teatro mais importantes do Brasil. Criado em 1982, o grupo já recebeu mais de 40 prêmios. Sua sede fica em Belo Horizonte, mas o seu público está espalhado por vários países do mundo. O Galpão é um dos grupos brasileiros que mais viaja, já percorreu o território brasileiro de norte a sul, e também se apresentou para plateias da América Latina, América do Norte e Europa.
Saiba mais: www.grupogalpao.com.br
Degustação harmonizadas numa fábrica de cerveja
Wäls Cervejaria Arte
Nossa parada para o almoço foi na Wäls Cervejaria Arte. O lugar é uma fábrica de sonhos para os amantes da loira gelada. A marca Wäls, recentemente incorporada ao portfólio da Ambev, vem se destacando com premiações nos principais eventos cervejeiros do mundo. Aos sábados é possível fazer uma visita guiada para conhecer o processo de produção e provar uma cerveja tirada diretamente do tanque. As cervejas são artesanais e as comidinhas são preparadas com ingredientes regionais e cortes nobres de carne, tudo isso num ambiente moderno e descolado. Outro diferencial, são as tábuas de degustação harmonizadas, onde experimentamos as cervejas da marca acompanhadas de petiscos selecionados. A casa funciona todos os dias para almoço, happy hour e jantar. Durante a semana, o almoço conta com um buffet de saladas.
Saiba mais: www.wals.com.br
Praça do Papa
Após o almoço seguimos com nosso City Break, chegamos a Praça do Papa, um local que você não pode deixar de conhecer. O nome surgiu logo após a visita do Papa João Paulo II, em 1980 e a frase por ele dita foi “Que belo horizonte!”, ao admirar a paisagem da Praça Israel Pinheiro, no alto das Mangabeiras. No local foi realizada uma missa campal e também foi erguido um monumento em homenagem ao ilustre visitante. Se até o Papa ficou impressionado com a visão gigante da cidade, imagine você!!!!.
Praça do Papa
Além da vista espetacular, a praça também serve de palco para eventos culturais e gastronômicos. Esse é o lugar onde todas as “tribos” se encontram
Ladeira do Amendoim
Na sequência fomos conferir outro ponto curioso da capital mineira: a Rua do Amendoim. Essa rua ficou conhecida por causa de um fenômeno da natureza. É o seguinte: quando a gente desliga o motor do carro, ao invés de descer ele sobe a ladeira. É impressionante! Há várias explicações folclóricas para o fenômeno, mas seja qual for o mistério uma coisa é certa: vale a pena conferir. Mistérios da meia noite!!!!
Rua do Amendoim
Nossa noite terminou no bar e restaurante Salumeria termo italiano para identificar a indústria dedicada ao preparo e venda da carne de porco curada.
Fachada Salumeira
O Restaurante é um ótimo lugar para degustar salames, presuntos e frios em geral de produtores da região . Do fundo do bar temos uma vista incrível,
principalmente à noite, dos arcos do Viaduto Santa Tereza. Mas, os vegetarianos também encontram boas opções, como queijos artesanais e legumes grelhados.
Para acompanhar os pratos há boa variedade de cervejas e vinhos. Geralmente o lugar fica abarrotado de gente, então vá com tempo e paciência. O carro chefe da casa é a Panturrilha de Porco, um prato que exige 4 horas de cozimento e é servido com batatinhas. Um manjar dos Deuses, eu amei e super indico. A chef Ana Motta comanda tudo com muita maestria
Panturrilha de Porco
Chef de cozinha Ana Motta
Saiba mais: www.facebook.com/salumeriacentral/
Texto: Angela Karam
Fotos: Angela Karam e Lucia Furlan
Revisão: Nadia Milano
A jornalista viajou a convite da IHG com apoio da Belotur
Quer saber mais desta viagem? Click nos links abaixo. Você vai adorar as dicas.
MATERIAS RELACIONADAS:
City Break 1:
Belo Horizonte: riqueza em cultura, gastronomia e entretenimento
City Break 2:
No entorno de Belo Horizonte um museu a céu aberto
City Break 3:
Minas um celeiro de grupos dedicados às artes cênicas
City Break 5:
Domingo em Belo Horizonte
Postado por Angela Karam no dia 27/07/2017 às 14:50