Ekôa Park mistura natureza com diversão de forma consciente
Parque localizado na cidade de Morretes, no Paraná tem área de 238 hectares repletos de natureza nativa
Por: Camila Karam
Serra do Ibitiraquiri
O Ekôa, que no tupi-guarani significa morada, foi criado para atender a necessidade de proteger e preservar uma reserva de 238 hectares de Floresta Atlântica. Com o lema “Encontre sua natureza” o parque atende um público bem diversificado de famílias com crianças à grandes empresas que proporcionam aos funcionários dinâmicas e vivências corporativas.
Riacho em um das trilhas
O espaço oferece diversão e educação ambiental através de um contato privilegiado com a mata. No Ekôa Park é possível, de fato, encontrar sua natureza seja ela mais aventureira ou contemplativa. O parque conta com atividades de aventura, como trilhas, tirolesa, arvorismo, oficinas instrutivas, práticas ecológicas, redário e um ótimo restaurante.
Aventura
A Trilha do Peabiru, conhecer a história desse caminho que ligou o Brasil ao Peru através de totens de vidro. É super interessante! A Trilha da Mata onde os visitantes podem saber mais sobre a fauna e flora da região através de uma caminhada investigativa. Ambas as trilhas são leves e adequadas para todos os públicos.
Intervenções educativas na Trilha do Peabiru
Intervenções educativas na Trilha do Peabiru
Leia também
Flora diversificada
Para quem estiver afim de radicalizar, a pedida é o incrível circuito de arvorismo, que conta com toda a segurança e monitores capacitados ao longo de mais de 240m e 23 plataformas entre as copas das árvores centenárias. A recompensa é voltar se refrescando com o ventinho da tirolesa de 160m que atravessa o parque.
Educação ambiental
De uma forma muito simples, o parque entretém e também informa os visitantes. No cinema de 180º, fizemos uma viagem pela história da cidade e por informações geológicas e econômicas da região. Seguimos para o Corredor dos Sentidos, um túnel que desperta os 5 sentidos. Já na área chamada Tekôa, é possível aprender sobre bioconstrução, permacultura, redução de resíduos e reciclagem. As informações nos fazem enxergar que não é tão impossível uma vida que não agrida tanto o meio ambiente.
Oficina de bio construções
Contemplação e Gastronomia
Quem quiser aproveitar o passeio para se conectar com a natureza e relaxar pode desfrutar de um redário na sombra de árvores frutíferas, passear pela Alamedas das Artes e suas esculturas que nos fazem refletir e saborear um delicioso buffet no Restaurante Oka. Entre os pratos típicos da região o Barreado é o mais conhecido. Uma mistura de carnes e diversos tempero que fica cozinhando durante horas em uma panela de barro, daí o nome. Para a sobremesa o creme de Juçaí, fruto da Palmeira Juçara, lembra muito o primo famoso o Açaí.
Escultura A Árvore da Vida na Alameda das Artes
Mais esculturas na Alameda das Artes
O prato mais típico do Paraná, Barreado do Restaurante Oka
Juçaí, creme extraído dos frutos da Palmeira Juçara
Como chegar
De Curitiba é possível ir de carro ou ônibus pela BR-277 o trajeto de aproximadamente 1:30 contempla a Serra da Graciosa que é uma atração à parte. Os trens da Serra Verde Express são uma outra forma de chegar à cidade, são quase 4 horas com paisagens de tirar o fôlego.
De São Paulo, pegue a BR-116 até a Rodovia da Graciosa já no Paraná num total de aproximadamente 400 km.
Ponte Pênsil
O Ekôa Park, é uma experiência que educa, encanta e transforma! Temos um destaque todinho sobre essa viagem aqui!
*A repórter viajou a convite do Ekôa Park
Serviço:
Ekôa Park
Estrada da Graciosa, Km 18,5 - São João da Graciosa, Morretes - Paraná
(41) 3462 4136
www.ekoapark.com.br
Fotos: Camila Karam
Postado por Camila Karam no dia 27/01/2020 às 17:17