Rota das Emoções: um jeito incrível de conhecer o melhor do Nordeste Brasileiro
Rota das Emoções: um jeito incrível de conhecer o melhor do Nordeste Brasileiro
Depois de um ano desafiador, aos poucos, as viagens vão são sendo retomadas com segurança. E para quem está com saudades de descobrir ou redescobrir lugares especiais, que tal se aventurar por um roteiro deslumbrante aqui mesmo no Brasil?
A Rota das Emoções, projeto desenvolvido pelo Sebrae, percorre 14 cidades nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, existe desde 2005 e ainda é novidade para muita gente. Esse roteiro tem conquistado cada vez mais viajantes e amantes do que há de mais belo na natureza. Um convite ao deslumbramento.
O passeio pode começar pelo Ceará, um dos Estados mais bonitos do Nordeste,na cidade de Cruz, nosso roteiro deu inicio na famosa Jericoacoara. A charmosa vila de pescadores fica entre dunas, lagoas, mangue e o mar. Impossível não se apaixonar.
Apesar de rústico, o local tem ganhado cada vez mais infraestrutura, com hospedagens luxuosas, gastronomia de alto nível, centrinho badalado e praias paradisíacas. Tudo isso, sem perder o charme, marca registrada de Jeri, como é carinhosamente conhecida esse pedaço especial do Ceará.
Pedra Furada, no Parque Nacional, é um ícone de Jeri e um dos principais cartões postais do estado, parada obrigatória para assistir ao pôr-do-sol, um momento de reflexão.
O Mangue-seco de Guriú que fica em Camocim, chama atenção pelas árvores com raízes para fora da terra, bem diferente das outras partes de Jeri. Lá os turistas fazem um passeio de barco para ver os cavalos marinhos e os caranguejos.
Para fazer esses passeios região, só é permitido de buggy, com bugueiros autorizado.
E para fugir um pouco das praias e curtir algo mais badalado, o Alchymist Beach Club é outra uma boa pedida para experimentar petiscos variados e drinks caprichados.
Chez Loran, nas margens da Lagoa do Paraíso, é outro lugar para se render a boa gastronomia e o lugar e tranquilo para relaxar e curtir
E por falar em azul, essa é a cor que domina a região. Outra maravilha é o Buraco Azul, no municipio de Cruz uma piscina natural na cor azul-turquesa que a gente tem vontade de ficar e não sair nunca mais
Prosseguindo viagem, a gente vai entendendo por que o Brasil é considerado um dos países mais bonitos e especiais do mundo. Um local cheio de cor, de luz do sol que brilha durante os 365 dias do ano. Um privilégio.
Apesar de passar por pontos turísticos bastante conhecidos, o diferencial da Rota é explorar as cidadezinhas, os lugarejos que estão no caminho e que muito provavelmente, pouquíssima gente visita, como as cidades cearenses de Chaval (cidade das pedras) Camocim, que tem o maior litoral do estado com 62 km de extensão, e Tutoia (Maranhão) só para citar alguns exemplos. Verdadeiras pérolas escondidas no meio do trajeto.
E não é por acaso que esse Roteiro se chama Rota das Emoções. Haja coração para aguentar tantas surpresas. Não se iluda achando que já viu de tudo e que não vai se deslumbrar com outra paisagem. Espere até chegar no Piauí.
O passeio começa pelo Delta do Parnaíba. E aí, prepare-se. O Delta do Parnaíba, localizado na divisa dos estados do Piauí e do Maranhão, um arquipélago de 2,7 mil km2 e o terceiro maior delta oceânico do mundo. Só por essa localização privilegiada, a gente já espera algo fascinante. E mais uma vez, a natureza não decepciona.
O Rio Parnaíba se abre em diversos canais e forma braços de rios que desembocam no mar aberto. Entre esses canais são formadas as ilhas, um fenômeno muito raro, encontrado em poucos lugares do planeta.
E por falar em fenômenos impressionantes, é exatamente no Delta do Parnaíba que ocorre e Revoada dos Guarás, um espetáculo que ocorre na Ilha dos Guarás, coração do Delta. As aves, que só andam em bando, pintam os céus da região de vermelho. A gente fica de boca aberta diante de tamanha beleza. Não há foto, nem vídeo que retrate a perfeição desses pássaros. Só vendo com os próprios olhos para acreditar.
A jornada continua em Tutoia já no estado do Maranhão. Cidade que convida o visitante a conhecer os Pequenos Lençóis Maranhenses, sim, pequenos, tão deslumbrantes como os famosos Grandes Lençóis Maranhenses, que já fazem parte do roteiro tradicional de turistas que visitam o Estado. Região que também tem muita coisa interessante para se ver como o cemitério de navios.
A cidade também conhecida pela qualidade do camarão, o melhor do Estado, exportado para diversos locais. É possível apreciar diversas e deliciosas receitas à base de camarão.
Como já foi dito, o especial da Rota é apreciar os vilarejos que costuram o trajeto de um estado ao outro. Locais para serem explorados por quem adora fazer novas descobertas. Uma delas é Barreirinhas, conhecida como a porta de entrada dos lençóis maranhenses.
A viagem de voadeira, espécie de barco rápido, pelo Rio preguiça, é imperdível. São 120 km passando pelo simpático povoado de Mandacaru, onde fica o Foral Preguiças.
Na Praia de Caburé, a pedida é se refrescar no encontro do rio com o mar. Já em Vassouras, nos Pequenos Lençóis Maranhenses, a parada é ideal para um descanso, beber uma água de coco geladinha, comprar algumas lembrancinhas.
É possível também ver uma enorme concentração de macacos-prego soltos na mata e se divertir com as peripécias desse curioso animalzinho
E para fechar o roteiro em grande estilo, um passeio por São Luís, a belíssima e histórica capital maranhense.
Uma cidade que exala cultura. Terra do bumba-meu-boi, tambor de crioula, dança portuguesa, quadrilhas juninas, entre outras manifestações artísticas. A arquitetura é um ponto a parte. Reúne o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina, nos casarões em estilo tradicional lusitano. Uma cidade cheia de história, lendas e mistérios.
Casa das Tulhas, uma das feiras mais tradicionais de São Luís, e que possui riqueza de detalhes arquitetônicos, além da grande variedade de produtos como peixes, temperos, farinhas, castanhas, cachaças artesanais e licores
Três estados, muitas belezas, inúmeras histórias. A Rota das Emoções é, sem dúvida, uma das maneiras mais originais e prazerosas de conhecer as belezas e as riquezas culturais desse gigante chamado Brasil. Um projeto que tem incentivado, não só o turista a conhecer melhor o país, mas ajudado as comunidades locais, a economia e o desenvolvimento responsável na região.
Uma experiência que todos deveriam vivenciar pelo menos uma vez na vida. É para não esquecer nunca mais.
AGRADECIMENTOS IMPORTANTES
Nossa equipe viajou @voegol e @smiles.oficial , @affinityseguro com o seguro viagem
CEARÁ
Transfer Fortaleza x Jeri com a @portugaltour
Passeios de buggy Jeri @carloslimapasseiosjeri.
@la villa_jeri
@julio_cesarborges68, um grande articulador da Rota das Emoções.
@chezloranlagoadoparaiso
@alchymistbeachclub.
@barracadodidi
@camociminesquecivel.
@elsontur
@pousadavillacabure
@eli.jo.lou
Transfers entre os 3 estados @rastronordestino
@ryalmarcosl da @chaval.tour .
@churrascariaomotao
@suilany.teixeira articuladora SEBRAE ER Norte,
Ricardo Vasconcelos Secretário de turismo de Camocim,
Antônio Augusto , presidente SINDEGTUR-CE = Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Ceará
PIAUÍ
Passeios @mbturismophb
@recantodelta
Secretário de Turismo Joca Vidal @jocaaventur
@hotelcivico_.
MARANHÃO
Transfer @zehcaldas.
Secretário de turismo Patrick Araújo @patrickparaujo
@pousadadeltavillage
Passeios @baluartepousadaeecoturismo
@semturtutoia
@tutoiatur.
@jhonybarerestaurante
Passeios @jbtourbarreirinhas.
@hotelpousadadoburiti,
@encantesdonordeste ,
@restaurantebambae
@pousadamurici
@restauranteobambu
@bolinhasorvetes,
SÃO LUIS
Transfer @joaoarraz da JM transportes.
@riopotyhoteloficial
Sr. Armando Ferreira presidente da @abihma.
@cabanadosol
@restaurantesenacma
Passeios centro Historico @eu.carneiro da @setursaoluis.
Flávia Nadler @flavianadler do Sebrae-MA,
Silvia Romana, @silvia.romana.7 coordenadora do Centro de atendimento ao turista
Joan Carlos.
Postado por Angela Karam no dia 18/10/2021 às 12:45