ROTA DAS EMOÇÕES - Comer, Beber e Turistar
A Rota das Emoções passa pelos estados do Ceará, Piauà e Maranhão, e vem ganhando evidência tanto no Brasil quanto no exterior.
O percurso percorre locais tranquilos, paisagens exóticas e ainda pouco exploradas, com opções de hospedagem simples ou luxuosas e restaurantes maravilhosos. Esse roteiro é obrigatório para quem quer viver experiências inesquecíveis.
A viagem começa por Jericoacoara, na costa do Ceará, um pedaço do paraíso na terra. Até o final da década de 1990 a antiga vila de pescadores não tinha energia elétrica, mas já era frequentada por aventureiros de todos os cantos do mundo. Foi em 1998 que tudo começou a mudar, com a chegada da eletricidade as antigas pousadas de pescadores deram lugar a hotéis equipados com ar-condicionado, chuveiro com água quente e banheiras de hidromassagem. Hoje encontramos vilas privativas e todas as comodidades do turismo de luxo.
Em Jericoacoara nos hospedamos no La Villa, uma pousada pé na areia com localização privilegiada, entre o mar e as dunas do Parque Nacional de Jericoacoara, bem em frente à duna Pôr do Sol.
Os bangalôs são bonitos e superconfortáveis, a piscina tem vista para o mar e a culinária agrada os paladares mais exigentes.
Há muitas atrações e atividades em Jericoacoara, caminhada, trilhas, passeios de bugue e tomar sol deitado na areia. No primeiro dia nós fomos conhecer o Buraco Azul, uma piscina de água azul-turquesa que faz muito sucesso. Lá você pode petiscar e tomar um drink refrescante.
O passeio abriu nosso apetite e o almoço foi no restaurante Chez Loran, um ícone na Vila de Jeri e um dos melhores da região. No cardápio há pratos nativos e da cozinha internacional. Não deixe de experimentar o tradicional Camarão no abacaxi e também o risoto de frutos do mar
Como está localizada às margens da Lagoa do Paraíso, além de saborear a deliciosa comida é possível usufruir de redes estrategicamente instaladas dentro da água, o proprietário foi um dos primeiros a colocar as famosas redes na água. Impossível não relaxar e tirar muitas fotos para trazer de lembrança, é um lugar instagramável
Deixamos Jericoacoara e seguimos para um passeio ecológico pelo mangue do Guriú para observar siris e cavalos marinhos. O passeio de bugue abriu o apetite e paramos para almoçar na em Lagoa Grande na Barraca do Didi, que tem um curioso Cardápio ao Vivo. É o seguinte, o garçom leva peixes, lagostas e camarões vivos para os clientes escolherem o que preferem e o modo de preparo. Como acompanhamento têm arroz, vinagrete, farofa e baião
Como por ali não tem hospedagem, só curtição e diversão, no fim da tarde atravessamos de balsa para o município vizinho Camocim, no Ceará. Esse pequeno município, de clima tropical quente, com chuvas de janeiro a abril, oferece praias e paisagens exuberantes ainda pouco exploradas. A cultura é rica e o cardápio gastronômico é bem variado.
Passamos a noite na charmosa Pousada Villa Caboré, localizada na zona rural de Camocim. É rodeada pela natureza, tem uma piscina quentinha e um bom restaurante, o ambiente é uma delícia para descansar antes de seguir viagem.
Saindo de Camucim, a caminho do Piauí, passamos por Chaval. Separada do Piauí pelo rio Ubatuba, é uma das belezas surpreendentes da Rota das Emoções. Essa pequena cidade é conhecida como Cidade das Pedras, por causa das pedras gigantes que até lembram Bedrock, onde viviam Os Flintstones. Ao visitar um lugar pela primeira vez, a melhor maneira de conhecer os pontos interessante é contratando um receptivo, o nosso foi @chaval.tour.
Depois de passear pelos monólitos no Parque das Pedras nada melhor que uma boa refeição para repor as energias, e a Churrascaria e Restaurante O Motão é uma excelente pedida. O proprietário Hermes é uma simpatia e muito atencioso. Nós experimentamos a carne de sol no abacaxi, a picanha e, de sobremesa, a torta de limão, os sabores são simplesmente inesquecíveis. Depois da refeição dê uma caminhada pela trilha que leva a várias pinturas rupestres, atrás do restaurante. É bonito e bom para fazer a digestão.
Nos despedimos do Ceará e seguimos rumo à Parnaíba, no Piauí.
Parnaíba é a porta de entrada para os passeios pelo rio que dá nome à cidade, e um dos tesouros da Rota das Emoções. O rio Parnaíba deságua no mar formando a letra grega delta, daí o nome Delta do Parnaíba, o único em mar aberto das Américas, com vegetação que abriga aves e animais silvestres, aliás quem vê a revoada dos guarás não esquece jamais.
Ao longo do Delta há vários restaurantes, um deles é o Recanto dos Pássaros, onde é possível degustar a melhor comida do Delta do Parnaíba. O ambiente é simples e aconchegante, o atendimento é muito bom e os pratos são preparados com ingredientes frescos e naturais. Nós pedimos a Moqueca de Siri, que estava simplesmente divina e muito bem servida. Após a refeição contemple o rio Parnaíba e de uma cochilada na rede
Após estes passeios, nada como uma boa noite de sono para recomeçar as descobertas no dia seguinte. O Hotel Cívico possui diversos tipos de acomodações, todas muito confortáveis, e um café da manhã especial com frutas típicas da região e tapiocas deliciosas.
É o hotel ideal para você se sentir em casa durante a viagem, é central, próximo de bons restaurantes e das melhores atrações da cidade.
Partimos em direção do Maranhão, último estado da nossa aventura. Nossa primeira parada foi em Tutóia, cidade situada entre o delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses, com muitos atrativos turísticos, pousadas charmosas e confortáveis e a saborosíssima culinária local. Fizemos o passeio de barco que passa pelo cemitério dos navios e um tour terrestre por trilhas de cajueiros. Almoçamos no Jhony Bar e Restaurante, considerado o melhor restaurante de Tutóia, com mesas na calçada, ambiente e comida saborosa
O cardápio é bem variado, com carnes na chapa, espetinhos e filés, nós fomos de camarão empanado com arroz, vinagrete e baião, uma refeição deliciosa. Aliás, o camarão de Tutóia é conhecido como o mais saboroso do Brasil.
Terminamos o dia contemplando o pôr do sol nas dunas e fomos descansar na Pousada Delta Village, que fica a poucos passos da praia da Barra onde está um navio encalhado há mais de 30 anos.
A pousada oferece conforto e hospitalidade, os quartos são amplos e a piscina é ótima. Como o dia foi intenso, no jantar pedimos uma pizza do Jhony, sim eles entregam no hotel. E, após um merecido descanso nada melhor que um café da manhã reforçado para começar o dia, na Delta Village é servido um dos melhores cuscuz com queijo coalho do mundo.
Seguimos viagem até Barreirinhas, uma das portas de entrada para os Lençóis Maranhenses, as outras são Atins e Santo Amaro
A cidade tem excelente infraestrutura para atender turistas nacionais e internacionais, à noite o ponto de encontro é no centro, na Av. Beira Rio, onde se concentram os bares e restaurantes com música ao vivo. Nosso escolhido foi Restaurante O Bambu, um dos mais famosos da cidade. O menu é interessante, com opções que passeiam por sushis e pela gastronomia local, o ambiente é agradável, os preços são razoáveis e todos os pratos são de ótima qualidade.
Você pode jantar no Bambu e tomar um gelato de sobremesa, na Bolinha Sorvetes. Nós saboreamos um estupendo sorvete de Cajá nessa Gelateria Artesanal dos Lençóis Maranhenses, que produz sorvetes com sabores típicos do Nordeste e frutas regionais.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma área protegida. Um dos grandes atrativos são as dunas de areia branca e lagoas formadas pela agua da chuva. Cenário de muitos filmes e novelas. As maiores são Lagoa Azul e Lagoa Bonita
De volta a Barreirinhas, quem quiser experimentar a culinária da Pousada Murici, vai encontrar ambiente descontraído que atende hóspedes ou não. O cardápio privilegia a saborosa culinária maranhense, é difícil escolher entre tantas gostosuras, tem Mocotó, Filé de Carne de Sol e de Pescada, Torta de Camarão, Peixe Frito, Vatapá, Casquinha de Caranguejo e Cuxá. Para quem não conhece, Cuxá é um molho típico feito com vinagreira, gergelim, camarão seco, farinha de mandioca seca e pimenta-de-cheiro, é muito bom
O local fica às margens do rio Preguiças, cercado de muito verde, e a proprietária Dona Agar é uma simpatia de pessoa, ela acaba virando amiga de todos os clientes.
Nós conferimos dois hotéis, um no centro e outro um pouco mais afastado. Depois de conhecer atrações como o circuito Lagoa Bonita que passa por restinga, dunas, lagoas e ver o pôr do sol, nossa primeira hospedagem foi no Hotel Pousada do Buriti, um dos pioneiros na cidade, próximo do centro e dos principais restaurantes.
O hotel alia tradição e moderna infraestrutura para receber casais, famílias e excursões. O café da manhã é farto, com sucos, frutas, pães, frios, geleias e bolos, para começar o dia com muita energia. No final da tarde prove um drink no Eco Bar, ao lado da piscina, com vista para o riacho Tibúrcio. É o lugar ideal para viver momentos especiais com requinte e conforto.
A segunda hospedagem foi na Pousada Encantes do Nordeste, mais afastada do centro, à beira do rio Preguiças. Lugar tranquilo, rodeado de verde e com paisagismo que privilegia diversos frutos da região, oferece piscina e um Espaço Zen para o hóspede relaxar.
A Pousada Encantes do Nordeste é puro charme. E tem um restaurante tão especial quanto a Rota das Emoções, o Bambaê Bar Restaurante e Pizzaria é um ambiente bonito e charmoso para casais apaixonados.
O cardápio diversificado vai desde saladas a pratos à base de peixes, carnes e frangos, petiscos deliciosos, sanduiches e saborosas sobremesas. E a pizza, huuummm, é uma das mais gostosas da cidade.
Como tudo que é bom dura pouco chegou a hora de partirmos para nosso último destino da Rota das Emoções, São Luís do Maranhão. Caminhar pelo centro histórico é fundamental, o conjunto arquitetônico dos séculos XVIII, XIX e XX é uma preciosidade
Por ali encontram-se vários restaurantes, bares e pousadas. Subir as ladeiras, que lembram muito Lisboa, conhecer o mercado das tulhas, a praça do poeta, fazer compras e encher a mala de souvenir para presentear as pessoas que amamos é prazeroso.
Para seu merecido descanso recomendamos o tradicional Rio Poty Hotel, muito bem localizado. Os quartos amplos têm uma vista linda para o mar e para a lagoa Jansen, um dos pontos turísticos de São Luís. Ótimo para família e executivos. O preço é justo, comparado com outros hotéis.
A gastronomia Ludovicense, como é chamado quem nasce em São Luís, é especial. No Restaurante Cabana do Sol experimente a deliciosa carne de sol de filé que vem com vários acompanhamentos como baião de dois, arroz branco, feijão de caldo com maxixe, quiabo e abóbora, paçoca, mandioca cozida, purê de mandioca, banana à milanesa, manteiga de garrafa e rapadura.
É dos Deuses. O lugar é muito bonito, tem ótima localização, é frequentado por turistas e nativos e o atendimento é nota 10.
E aí, ficou com vontade de conhecer esses lugares? Uma coisa eu garanto, você vai trazer muitas lembranças na memória e com certeza vai voltar muitas vezes. A Rota das Emoções é fascinante!
Agradecimentos
Nossa equipe viajou @voegol, @smiles.oficial, @affinityseguro com o seguro viagem
CEARÁ
Transfer Fortaleza x Jeri com a @portugaltour
Passeios de buggy Jeri @carloslimapasseiosjeri.
@la villa_jeri
@chezloranlagoadoparaiso
@alchymistbeachclub.
@barracadodidi
@camociminesquecivel.
@elsontur
@pousadavillacabure
Transfers entre os 3 estados @rastronordestino
@ryalmarcosl da @chaval.tour
@churrascariaomotao
@suilany.teixeira articuladora SEBRAE ER Norte, Ricardo Vasconcelos Secretário de turismo de Camocim, Antônio Augusto, presidente SINDEGTUR-CE - Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Ceará
PIAUÍ
Passeios @mbturismophb
@recantodelta
Secretário de Turismo Joca Vidal @jocaaventur
@hotelcivico
MARANHÃO
Transfer @zehcaldas.
Secretário de turismo Patrick Araújo @patrickparaujo
@pousadadeltavillage
@baluartepousadaeecoturismo
@semturtutoia
@tutoiatur
@jhonybarerestaurante
@jbtourbarreirinhas
@hotelpousadadoburiti
@encantesdonordeste
@restaurantebambae
@pousadamurici
@restauranteobambu
@bolinhasorvetes
SÃO LUIS
Transfer @joaoarraz da JM transportes.
@riopotyhoteloficial
Sr. Armando Ferreira presidente da @abihma.
@cabanadosol
@restaurantesenacma
Passeios centro Historico @eu.carneiro da @setursaoluis.
Flávia Nadler @flavianadler do Sebrae-MA,
Silvia Romana, @silvia.romana.7 coordenadora do Centro de atendimento ao turista
Postado por Angela Karam no dia 15/03/2022 às 13:16