NÃsia Floresta (RN) um paraÃso a ser descoberto
Há apenas 1 hora de Natal, a cidade abriga tesouros naturais e culturais ainda pouco conhecidos pelos turistas
Por: Camila Karam
O nome da cidade, de 170 anos, é uma homenagem à ilustre cidadã nascida em 1810, Dionísia Gonçalves Pinto, cujo pseudônimo era Nísia Floresta. Nísia foi educadora, escritora, poetisa e uma das mais notáveis mulheres da história do Rio Grande do Norte. E, tão notável quanto Nísia é a paisagem onde mar, lagoas, dunas e florestas se encontram, numa sinfonia que nos faz pensar em como o paraíso deve parecer.
São tantas belezas que fica difícil escolher por onde começar. Pode ser pela adrenalina que só um eletrizante passeio de buggy pelas dunas proporciona ou talvez pela Praia de Camurupim, com água morna e arrecifes que formam lindas piscinas naturais, pelas intocadas lagoas que convidam o turista a passar o dia em suas águas cristalinas, sem pensar em nada.
A cidade é uma excelente escolha para recarregar as energias durante as férias ou num feriado prolongado. No setor hoteleiro destaca-se o Praia Bonita Resort & Convention, localizado há pouco passos da Praia de Camurupim e da Lagoa de Arituba o empreendimento possui 151 apartamentos super bem equipados e confortáveis, piscina com 1.200m² de área, com hidromassagem, área adulto e infantil, spa, opção de diárias all inclusive, pensão completa e meia pensão, recreação, shows temáticos e gastronomia variada e excelente atendimento.
Mesmo com todas as atrações disponíveis no hotel, não deixe de conhecer as lagoas e as dunas. Reserve pelo menos um dia para desbravar Nísia Floresta a bordo de um buggy. Na nossa manhã de aventura pudemos contemplar paisagens que jamais iremos esquecer, como o mirante da Baía dos Golfinhos e o show que os habitantes locais dão. Conhecemos as fantásticas Dunas de Búzios com areias branquinhas e tem a hora de cair nas águas das lagoas, é claro! Demos um mergulho nas águas mornas e calmas da Lagoa da Juventude que, segundo a lenda, rejuvenesce quem ali se banha.
Não esqueça de contratar um bugueiro profissional e experiente, esse é um dos itens mais importantes para sua própria segurança. O Ednaldo Bugueiro nasceu e se criou em Nísia Floresta e conhece tudo como a palma da mão. Os passeios são privativos, seguros e personalizados, podendo durar de 2 horas a um dia inteiro.
A Lagoa do Carcará tem acesso fácil e mais infraestrutura de barraca. O Bar e Restaurante do Carcará, um dos mais tradicionais do local, oferece deliciosas porções, pratos saborosos e bebidas. Dispõe, ainda, de passeios de quadriciclo para aproveitar melhor a região.
Arituba, vizinha do Praia Bonita, é rodeada por areia fofa e possui água transparente. O local conta com restaurantes, bares e estacionamentos. Ali é possível alugar pranchas de stand up, pedalinho e bike aquática.
O brasileiro é conhecido como um povo de muita fé, como dizem “Deus é brasileiro”. Em Nísia Floresta não é diferente, além das belezas naturais o turismo religioso também se faz presente através das igrejas e capelas centenárias que fizeram história no catolicismo. Foi na Capela de São Gonçalo do Amarante, no distrito de Timbó, por exemplo, que começou em 1962 a Campanha da Fraternidade, hoje praticada em igrejas do mundo todo.
O Museu Nísia Floresta é um espaço criado para a preservação e difusão da memória e história da escritora e desenvolvimento de pesquisas, documentação e difusão do Patrimônio Imaterial, dos saberes e fazeres populares de mestres e mestras e grupos culturais como boi de reis, coco de roda, pastoril e capoeira das cidades vizinhas.
A gastronomia local é um atrativo à parte, com muitos pratos regionais tanto com ingredientes do mar como preparados com carnes. Um dos mais tradicionais é o Caranguejo do Olavo, ótimos e fartos servidos à beira mar. O Restaurante São Luiz, apesar do ambiente rústico tem um cardápio variado que inclui pizzas. Já a Pousada das Tartarugas, pé na areia, abre o seu restaurante ao ar livre para não hóspedes e tem como carro chefe os frutos do mar grelhados e o coquetel de camarão. Na Lagoa do Carcará a pedida é a barraca de mesmo nome, que serve pratos e petiscos variados, entre eles o saboroso pastel de camarão.
Não importa se a sua viagem será em família, casal ou amigos, Nísia Floresta, com certeza, surpreenderá a todos com suas belezas, histórias e hospitalidade.
Onde ficar:
Praia Bonita Resort & Convention
Av. Monsenhor Antonio Barros, 13, Praia de Camurupim - Nísia Floresta/RN
www.praiabonita.com
Onde comer:
Caranguejo do Olavo - Praia De Camurupim - (84) 3015-3553
Restaurante São Luiz - Av. Alceu Emiliano, 36 - (84) 98801-8670
Pousada das Tartarugas - Av. Beira-Mar, 220 - Barra de Tabatinga - (84) 98807-7551
Bar e Restaurante do Carcará - Lagoa do Carcará - (84) 99199-7659
Passeios e Transfer:
Ednaldo bugueiro (84) 98163-1473
Museu Nísia Floresta - Praça Coronel José de Araújo, 135, Centro
Capela de São Gonçalo do Amarante - Vila Timbó
Wheltour (84) 99858-1817 -wheltour.com.br/
A repórter viajou a convite do Caminho dos Santos Mártires, Secretária de Turismo de Nísia Floresta, Complexo Camurutaba e Praia Bonita Resort & Convention.
Postado por Camila Karam no dia 01/09/2022 às 12:41