Caminho dos Santos Mártires: história, emoção e fé no Rio Grande do Norte
O roteiro turÃstico potiguar que homenageia os primeiros mártires brasileiros promete ser a Santiago de Compostela brasileira, unindo espiritualidade, cultura e natureza
Por: Camila Karam
Engana-se quem pensa que um roteiro turístico religioso é composto apenas por igrejas e locais sagrados. Para Sinédsio Moura, turismólogo e idealizador do Caminho dos Santos Mártires, “esse é um roteiro inovador que une os demais atrativos de turismo de cada cidade, leva as pessoas a ter um momento de oração ou sua experiência com Deus, sua experiência com a cultura, com a história do local, mas também a ter um momento de lazer, um momento para conhecer aquilo que nós temos nessas cidades”.
A história
O Caminho dos Santos Mártires, homenageia os primeiros mártires brasileiros, os sacerdotes André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro e o laico Mateus Moreira que em 1645 se recusaram a ser convertidos à força ao calvinismo e foram barbaramente assassinados pelos invasores holandeses, nas cidades de Cunhaú e Uruaçu, no Rio Grande do Norte.
Essa história é muito conhecida na região e por católicos de todas as partes, há ainda diversos relatos de milagres atribuídos aos mártires. No dia 15 de outubro de 2017, aconteceu a tão aguardada canonização feita pelo Papa Francisco.
A peregrinação pode ser feita a pé, de bike, carro ou como o peregrino achar melhor. O Caminho tem aproximadamente 220 km de peregrinação e contempla 10 municípios. Nessa matéria iremos desbravar alguns pontos de 4 deles: Canguaretama, Nísia Floresta, São Gonçalo do Amarante e Natal.
Canguaretama
Um dos principais atrativos religiosos da rota é a Capela Nossa Senhora das Candeias, localizada dentro do Engenho Cunhaú no distrito de mesmo nome. Visitar este local parece uma viagem no tempo e foi lá que em 16 de julho de 1645, o Padre André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por soldados holandeses e índios potiguares, quando participavam da missa dominical. E mesmo após tantos anos desses acontecimentos a energia é de arrepiar e nos faz refletir sobre a história do nosso povo e da nossa nação.
Os atrativos naturais desta localidade são muitos dentre eles se destacam Barra do Cunhaú e suas condições ideais para a prática de kitesurf, que deixa o céu parecendo um ballet colorido. Os mangues revitalizados, que podem ser desbravados através do passeio náutico ecológico da Naturezatur, uma das responsáveis pela preservação da natureza local.
A gastronomia baseada em frutos do mar, também é uma atração. Não deixe de se fartar com os pratos bem servidos e bem executados da confortável Barraca Miramar.
Nísia Floresta
A cidade que leva o nome de uma das brasileiras mais notáveis, Dionísia Floresta Brasileira Augusta, é uma ótima escolha para servir de base, caso vá percorrer o caminho de carro. Com uma infinidade de lagoas, praias, restaurantes e hospedagem.
O Praia Bonita Resort & Convention localizado há pouco passos da Praia de Camurupim e da Lagoa de Arituba o empreendimento possui 151 apartamentos super bem equipados e confortáveis, piscina com 1.200m² de área, com hidromassagem, área adulto e infantil, spa, opção de diárias all inclusive, pensão completa e meia pensão, recreação, shows temáticos e gastronomia variada e excelente atendimento.
São mais de 20 lagoas intocadas, com águas mornas, algumas bem desertas e outras com restaurantes e brinquedos aquáticos, trilhas, dunas e praias. A melhor forma de conhecer esse paraíso é contratar um bugueiro local que conheça cada cantinho como o Ednaldo e curtir um passeio privativo.
Uma curiosidade religiosa é que a mundialmente conhecida Campanha da Fraternidade começou em 1962 no distrito de Timbó, na Capela de São Gonçalo do Amarante, a partir do trabalho realizado por missionárias conhecidas como irmãs vigárias.
O Museu Nísia Floresta é um espaço criado para a preservação e difusão da memória e história da escritora e desenvolvimento de pesquisas, documentação e difusão do Patrimônio Imaterial, dos saberes e fazeres populares de mestres e mestras e grupos culturais como boi de reis, coco de roda, pastoril e capoeira das cidades vizinhas.
Natal
Na capital visite a primeira igreja construída no estado e a moderna Catedral Metropolitana de Natal, ambas dedicadas a Nossa Senhora da Apresentação padroeira da cidade, e é claro o Santuário dos Santos Mártires, localizado no bairro Nossa Sra. de Nazaré.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação teve sua edificação iniciada nos primeiros anos da colonização do Rio Grande do Norte, 1599. O local tem uma importância histórica e abriga peças importantes, além de painéis explicativos. Em 1786, por exemplo, a igreja foi transformada em um templo calvinista durante a invasão holandesa.
Já a imponente Catedral Metropolitana de Natal, inaugurada em 1988, recebeu a visita do Papa João Paulo II em 1991. Sua arquitetura diferenciada representa um conjunto de linhas que elevam o homem a Deus. Em seu subsolo encontra-se o Centro Pastoral Pio X, no qual, entre outras coisas, funciona o Gabinete do Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha que tivemos o grande privilégio de conhecer.
O moderno Santuário dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu fundado em 2010 chama atenção pela amplitude e beleza da obra que retrata os santos, pintada por Gilvan Lira com base em pesquisas sobre a época e há ainda planos para a construção de um museu.
O roteiro histórico religioso completo em Natal contempla dez igrejas e oferece ainda inúmeras opções de passeios como o Centro de Turismo, prédio histórico que antigamente abrigava uma prisão e hoje em dia é possível encontrar lojas de artesanatos, souvenirs e uma galeria de arte sacra com preços bem atrativos.
A capital do Rio Grande do Norte, tem muitos restaurantes estrelados e outros que cresceram tanto que podem ser encontrados em outras partes do país. Escolhemos conhecer o Marenosso. No cardápio pratos famosos da culinária nordestina e outros bem autorais como o premiado baião de 2 potiguar (mix de feijão verde, arroz, carne de sol, bacon, queijo coalho e calabresa untados na manteiga da terra, com creme de leite, leite de coco e cheiro verde), uma delícia!
Em se tratando de um dos estados mais bonitos do Brasil, não podíamos deixar de ir conhecer as Dunas de Genipabu, um santuário com belas lagoas e um pouco de adrenalina nas descidas e subidas. Outro passeio imperdível é um city tour fluvial que conta a história da capital e sua importância histórica na segunda guerra mundial e onde com sorte pode-se visualizar a dança dos golfinhos e contemplar um belo pôr do sol.
São Gonçalo do Amarante
Este município, localizado na Região Metropolitana de Natal, é o quarto mais populoso do estado, abriga o Aeroporto Internacional de Natal e é nossa última parada deste roteiro turístico religioso que une história, devoção e natureza.
São Gonçalo do Amarante ficou conhecida por devotos do mundo todo pois foi o cenário do massacre de Uruaçu, onde foi construído o Monumento aos Mártires, um dos principais pontos de visitação religiosa do estado que recebe milhares de fiéis em datas festivas como o 3 de outubro. Segundo o Padre Antônio Murilo de Paiva, capelão do monumento e grande entusiasta da história há planos para que este santuário se transforme no maior do país. Padre Murilo também compartilhou diversos relatos de milagres atribuídos aos Santos Mártires e nos presenteou com o seu livro Peregrinos da Terra.
Outra relíquia da cidade é a tricentenária Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, considerada o monumento mais representativo do município tanto pelo viés histórico como pela arquitetura barroca de inspiração portuguesa.
Nos fundos da igreja há o espaço colaborativo "São", parada obrigatória para um suco natural e compra de artesanatos com o famoso galo branco da Dona Neném, símbolo do artesanato local.
Durante todo o trajeto do Caminho dos Santos Mártires a presença da natureza é impactante, pudemos contemplar luas, nascer e pôr do sol inesquecíveis, além de paisagens que nos fazem a todo momento sentir uma conexão com a nossa fé.
Vale ressaltar que em todo o caminho a infraestrutura de estradas, prestadores de serviços, alimentação e hospedagem são muito boas e enriquecem muito toda a experiência. O Caminho dos Santos Mártires e sua história merecem ser conhecidos e valorizados por todos os brasileiros.
Mais informações em: www.caminhodosmartires.com.br
Onde ficar:
Hotel Bello Mare (Natal/RN) - Av. Engenheiro Roberto Freire, 4917 - Praia de Ponta Negra
(84) 4006-4202
Praia Bonita Resort & Convention (Nísia Floresta/RN)
Av. Monsenhor Antonio Barros, 13, Praia de Camurupim
www.praiabonita.com
Onde comer:
Natal
Restaurante Marenosso - Centro de Turismo- R. Aderbal de Figueiredo, 980 - Petrópolis
(84) 3211-6218
Nísia Floresta
Caranguejo do Olavo - Praia De Camurupim - (84) 3015-3553
Restaurante São Luiz - Av. Alceu Emiliano, 36 - (84) 98801-8670
Pousada Tartarugas - Av. Beira-Mar, 220 - Barra de Tabatinga - (84) 98807-7551
Bar e Restaurante do Carcará - Lagoa do Carcará - (84) 99199-7659
Canguaretama
Barraca Miramar - Rua Pontal, 281, Canguaretama - (84) 99902-9745
Transfer:
Wheltour (84) 99858-1817 -wheltour.com.br/
Passeios:
Natal
Agência Foco Turismo Caicó - (84) 99927-0082
Hertz Medeiros Buggy - (84) 99952-7133
City tour fluvial no Rio Potengi - Marina Badauê (84) 99981-7003
Nísia Floresta
Ednaldo bugueiro (84) 98163-1473
Canguaretama
Passeio Ecológico NaturezaTur - (84)99435-0693
SEBRAE-RN - Av. Lima e Silva, 76 - Lagoa Nova, Natal
A repórter viajou a convite do Caminho dos Santos Mártires, Secretária de Turismo de Nísia Floresta, Complexo Camurutaba e Praia Bonita Resort & Convention.
Postado por Camila Karam no dia 06/09/2022 às 12:19