4 motivos para conhecer Extrema (MG)
4 motivos para conhecer Extrema (MG)
Se você estiver de férias, programando um feriado prolongado ou simplesmente com vontade de curtir um final de semana diferente, a dica é visitar Extrema, a primeira cidade ao sul de Minas, aproximadamente 1h30 de São Paulo. Lá tem serras, montanhas, cachoeiras, parques e rios que proporcionam a prática de vários esportes. Para quem ainda não conhece Extrema, aqui vão cinco motivos para você não perder mais tempo e correr para esse paraíso. @extrema_oficial.
Confira:
1. Localização privilegiada
E super fácil chegar. Localizada a apenas 109 Km da região metropolitana de São Paulo, junto à Serra da Mantiqueira, às margens da Rodovia Fernão Dias. O trajeto até a cidade tem 2 pedágios 1 em Mairiporã (2,70) outro em Vargem (2,70). Dá tranquilamente para dar aquela fugidinha básica que vai renovar a sua energia.
2. Ecoturismo
Belezas naturais? Temos! Para quem gosta de atividades na natureza, Extrema e o destino certo. Muito procurado por turistas que adoram mergulhar em cachoeiras, fazer trilhas, praticar esportes como bike, rafting caiaque, rapel e voo livre. Aqui tem atração para todo mundo.
E para facilitar a vida do visitante, Extrema foi organizada em 5 Rotas Turísticas. Rota das Rosas, do Sol, dos Ventos, das Águas e das Pedras. É só descobrir qual combina mais com seu estilo e se jogar.
O Pico do Lobo Guará recebe os aventureiro que gostam de praticar voo livre em qualquer época do ano com uma vista de tirar o folego.
O Parque Ecológico Pico dos Cabritos é outro lugar que vale a pena conhecer. Trata-se de uma propriedade particular, por isso é cobrada taxa de entrada para visitação.
O Parque Municipal Cachoeira do Jaguari atrai muitos turistas a região. Possui uma ótima infraestrutura com portal de informações, estacionamento, playground, sanitários, trilhas para caminhada na margem do rio Jaguari, queda d´água, decks, só para citar alguns exemplos. A cachoeira não é apropriada para banho, por causa da correnteza muito forte.
Localizado dentro do Parque da Cachoeira do Jaguari, Rota das Rosas, próximo ao centro de Extrema, a microcervejaria Extremosa oferece 8 estilos de cervejas puro malte e os melhores petiscos de boteco da região.
Saindo um pouco da natureza, um lugar que fica bem no centro da cidade rodeada por uma praça está o Santuário de Santa Rita de Cássia abriga uma cópia idêntica da imagem da padroeira da cidade.
3. Gastronomia
Falar que a culinária mineira é deliciosa é até redundância. E claro, Extrema tem o melhor que a gastronomia desse cantinho do Brasil pode oferecer. Desde comidinhas caseiras, tradicionais, até pratos elaborados. São dezenas de restaurantes e botecos e muitos deles participam de festivais gastronômicos que acontecem na cidade como: “Sabores da Roça” e “Comida de Boteco”.
Que tal então conhecer um dos restaurantes mais tradicionais da cidade em sistema de Buffet, estou falando do Casarão (@restaurantecasaraoextremamg) com o fogão à lenha e muitas delícias da culinária mineira. Não poderia faltar o torresmo, tutu de feijão, massas, couve refogada, bisteca e banana à milanesa. E depois desta fartura você reserve um espaço para os doces: queijo com doce de leite, doce de abóbora, sagu, pudim de leite, dentre outros.
E para quem gosta de mel que tal conhecer o Apiário Flor Brasil destaque para os produtos como: hidromel, destilados, molho de pimenta com cachaça e mel, vinagre de hidromel, sabonetes e cremes para corpo, Shampoo com mel e babosa entre outros. O local também, em épocas especiais, monitores que mostram o funcionamento de uma colmeia. As crianças adoram.
Agora um lugar que atrai muitos turistas pelas delicias feitas com vários tipos de cogumelos, você só encontra no Paraíso do Shimeji (@paraisodoshimeji) O local é bem agradável, em uma área de muito verde com uma linda cachoeira. Nesse cantinho os proprietários cultivam algumas variedades de cogumelos de qualidade.
São várias iguarias como shimeji e shitake em deliciosos antepastos, azeite de 0,2 % de acidez com shitake desidratado, geleias de shimeji, sorvete, licor e até cerveja de shimeji, é ou não é uma tentação.
E quando a gente pensa nas delícias de Minas, a primeira coisa que vem à cabeça são os queijos e doces, certo? Extrema oferece esses produtos com muita qualidade. Ótimas opções de presentes para a família e amigos.
Nossa dica é o Bill Doces @billextremaqueijo, muito conhecido na cidade, atrai fãs de vários lugares. Tudo muito gostoso feitos artesanalmente pelas mãos do Bill. A variedade é grande de queijos (canastra, nozinho, meia cura, mozzarella, parmesão) doces e embutidos. Os preços são justos pela qualidade. Vale a pena conhecer.
4. Turismo de compras
Extrema também é lugar para fazer ótimas compras. A cidade conta com inúmeros outlet das mais variadas marcas como Centauro de roupas esportivas, sapatos e tênis e loja de fábrica da Kopenhagem e Bauduco. Prepare a carteira porque você vai comprar muito. E se você é adepto de produtos orgânicos, Extrema tem uma feira muito conhecida que acontece todos os sábados, com vários produtos fresquinho e de ótima qualidade.
Mas não pense que as compras acabaram chegou a vez de levar para casa alguns souvenires. Extrema tem uma grande produção de artesanato na CREARTE (associação de Artistas e artesãos) que ajuda gerar renda aos artistas da cidade. Por isso, reserve um tempinho para as compras.
Depois de tantas belezas naturais, compras e passeios, chegou a hora de descansar o corpo. A rede hoteleira de Extrema é bem diversificada. Empreendimentos de 1 a 5 estrelas. Para todos os bolsos e gostos.
Nossa dica é o Hotel Flamboyant com ótima localização próximo a Fernão Dias. Excelente custo benefício, com infraestrutura que garante bons momentos em hospedagem. O café da manhã é tipicamente mineiro, com muitas delicias.
Na área externa possui uma piscina com agua climatizada, estacionamento e wi fi gratuitos para os hospedes. Agora os quartos são bem amplos e arejados com vista para as montanhas.
Saiba mais @flamboyantextrema
Postado por Angela Karam no dia 07/04/2023 às 11:08