Volta ao mundo através de 9 pratos veganos
Selecionamos restaurantes testados e aprovados por nossa equipe que possuem no cardápio versões veganas de pratos populares mundo afora.
Por: Camila Karam
O Brasil e o mundo vem ganhando cada vez mais vegetarianos, veganos e os chamados flexitarianos, pessoas que buscam reduzir o número de refeições com carne, O hábito de uma alimentação mais saudável e consciente acerca dos impactos ambientais é uma tendência mundial em pleno crescimento.
Segundo a ONG Mercy for Animals, a exploração de animais para alimentação utiliza cerca de 30% da terra do planeta e a produção de rações ocupa 33% da terra de cultivo do mundo além disso atribui-se a nossa relação com os animais o surgimento de novas doenças, o rápido declínio da biodiversidade e a crise climática causada em parte pelo aumento das emissões de carbono vindo de sistemas alimentares.
Confira nossa seleção testada e aprovada!
Green Sushi
Único representante 100% vegano dessa lista, dê uma chance aos tradicionais niguiris preparados com ingredientes como: coco, tomate, aspargo, cogumelos e raízes de lótus ou o uramaki jungle leva aspargos, avocado, pepino envolto com farofa de pistache, lâminas de manga e crispy de couve.
Quinta Natural
O buffet do restaurante por sí já é uma volta ao mundo, entre as pedidas que mudam diariamente é possível encontrar clássicos de diversas regiões na versão vegana como o mini kibe de legumes, kafta ou strogonoff de proteína vegetal, tempura de abobrinha e o ceviche de manga.
Sirène
A versão vegana do clássico inglês, leva uma boa pitada de tecnologia, o “Fakie Fish”, tem como base soja não transgênica e algas marinhas que trazem um sabor de mar, as batatas são bem macias por dentro e com casquinha por fora. É possível também pedir o cone só com um dos dois componentes.
MIKI Kosher
Além de kosher o restaurante oferece pastas, massas, risotos e pizzas para quem não consome alimentos de origem animal. Entre os destaques estão o Nhoque ao molho marinara, Talharim ao molho Pesto e o Risoto do Bosque, que leva shitake e shimeji temperados à moda do Chef.
Chimi Choripanes y Drinks
A casa oferece o tradicional sanduíche argentino com linguiça vegana. À base de soja, a linguiça mantém todo o sabor e suculência. O segredo está na forma de assar a linguiça: na parrilla com lenha e carvão, assim como manda a tradição argentina. Entre as opções estão o Clássico que conta com pão braseado, linguiça e chimichurri e o Guaca com pão braseado, linguiça e guacamole.
Juanito´s Empanadas Artesanales
Preparada artesanalmente, a versão vegana dessa iguaria tão apreciada por nossos hermanos tem massa especial, mix de cogumelos e espinafre ao vinho branco. A opção vegana e todas as outras estão disponíveis nas em todas as 5 unidades do Juanito’s (Jardins, Brooklin, Vila Madalena, Santana e Tatuapé) e podem ser pedidas no combo de 6 e 12 empanadas.
Sim Sobá
Se a ideia for ficar pelo Brasil mesmo, que tal experimentar a ainda pouco conhecida no sudeste, culinária sul matogrossense? A chef Vanessa Carvalho criou a versão vegana do prato que leva Shimeji, caldo caseiro de legumes e temperos secretos, massa elaborada sem ovos e muita cebolinha.
Let's poke
A rede de culinária havaiana traz como opção vegana, o salmão plant based. Em uma parceria exclusiva com a The New Butchers, foodtech brasileira de alimentos à base de plantas, o salmão passou a fazer parte do cardápio e ganhou destaque como uma nova opção de proteína. Ele pode ser adicionado como proteína dentro do menu Monte Seu Poke e também no poke da casa, o New Fish (arroz japonês temperado (shari), molho tradicional, tofu temperado, shimeji grelhado, crisp de couve, cenoura, manga e sunomono).
Milk & Mellow
A rede Milk & Mellow possui três opções de burgers vegetais, além dos discos veganos a tradicional maionese artesanal da casa ganhou novos ingredientes e os queijos,levam ervilha como base. O pão também não contém ovos ou manteiga, completando o conceito do lanche completamente vegetal. Os componentes das receitas não contém nenhum rastro animal. Além disso, os produtos veganos são feitos sem contaminação cruzada, ou seja, com chapa e utensílios exclusivos para os produtos.
Postado por Camila Karam no dia 08/06/2021 às 10:08