×
AGENDA VISITE GUARULHOS TURISMO SA FOR BUSINESS DESTINOS NACIONAIS DESTINOS INTERNACIONAIS CITY BREAK TURISMO E MERCADO FEIRAS EVENTOS HOTELARIA GASTRONOMIA DICAS TURISMO SA TV TESTADO E APROVADO ÚLTIMAS NOTÍCIAS PARCEIROS QUEM SOMOS - EQUIPE CONTATO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO-SA - Angela Karam e Camila Karam
TURISMO E MERCADO

Além de empresários e executivos do setor e de entidades de classe, a inauguração contou com a presença de autoridades locais e governamentais





 Foi concluída a 19ª edição do SAHIC Hotel & Tourism Investment Forum – América Latina e Caribe. O evento reuniu os principais participantes do setor hoteleiro, governos e investidores da América Latina e do Caribe. No total, foram mais de 70 conferências e uma área de exposição no Hotel Fairmont, no Rio de Janeiro, Brasil. Entre os destaques, estiveram os encontros entre altos executivos das principais redes hoteleiras — Accor, Wyndham Hotels & Resorts, GHL Hotels, BWH Hotels, Hyatt e Marriott — que chamaram a atenção, abordando temas como perspectivas, tendências, visão de mercado global e nacional e estratégias de suas empresas para o Brasil.

 

Arturo García Rosa, CEO e presidente do SAHIC Group, abriu o evento falando sobre a importância do retorno ao Brasil, ao mesmo tempo em que reforçou a importância da tecnologia na indústria da hospitalidade – a tecnologia permitiu, inclusive, que ícones como J. Willard Marriott (fundador da Marriott) e Gérard Pélisson (um dos fundadores da Accor) enviassem mensagens ao público conectando o presente e o passado por meio de um holograma. Assim como Marriott e Pélisson, a indústria do turismo é composta por muitos personagens. E, claro, sabemos que cada grupo tem sua própria história, mas o mais importante é que todos estamos trabalhando para construir um futuro melhor.

Entre as autoridades estiveram Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro; Gustavo Tutuca, Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro; e Carlos Henrique Menezes Sobral, Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento, representando o Ministro do Turismo, Celso Sabino. “É uma honra sediar esse evento no Rio de Janeiro. O setor se envolve em discussões estratégicas sobre a indústria. Principalmente porque, depois da pandemia, percebemos que não havia tempo a perder, e o turismo cresceu. Estamos abertos e monitorando de perto a indústria”, afirmou Eduardo Paes.

O crescimento do setor também foi tema das palestras de Gustavo Tutuca e Carlos Henrique Menezes Sobral. Por um lado, o Secretário de Turismo do Rio de Janeiro confirmou que o Rio de Janeiro já está retornando aos patamares de 2024, que teve um crescimento histórico graças, entre outros fatores, à Copa do Mundo e às Olimpíadas. "No ano passado foram mais de 1,5 milhão de turistas, e hoje há escassez de hotéis no estado", disse. O desempenho do país também foi destacado, com mais de 90 milhões de viagens nacionais sendo realizadas em 2024: "Invista no turismo, invista no Brasil", disse o secretário Carlos Menezes, representando o ministro Celso Sabino.

Setor
Bojan Kumer, vice-presidente regional de desenvolvimento hoteleiro para o Caribe e América Latina da Marriott International; Abel Castro, Diretor de Desenvolvimento para as Américas da Accor; María Carolina Pinheiro, Vice-Presidente de Desenvolvimento para a América Latina da Wyndham Hotels & Resorts; Cristiano Gonçalves, Vice-Presidente de Desenvolvimento para a América do Sul da Hyatt Hotels; Richard Rehwaldt, Vice-Presidente para a América Latina da BWH Hotels; e Andrés Farjado, CEO da GHL Hotels. Esses foram os líderes empresariais que discutiram o passado, o presente e o futuro do setor.

 

Abel Castro, diretor de Desenvolvimento para as Américas da Accor, abriu a pauta falando sobre a estratégia da empresa desde 1975, ano em que chegou ao Brasil. A Accor realizou sua rodada de desenvolvimento em etapas. Primeiro, investimos em hotéis. Então, depois de demonstrar que o negócio era lucrativo, começamos a administrá-lo. E agora, na terceira etapa, estamos trabalhando no modelo de franquia, explicou.

 

María Carolina Pinheiro, vice-presidente de Desenvolvimento para América Latina da Wyndham Hotels & Resorts, falou sobre a importância do Brasil, que, junto com o México e o Caribe, é um dos principais mercados da América Latina. "Apesar de estarmos crescendo em outros mercados, o Brasil continua estratégico: só em 2024 foram assinados 45 contratos", enfatizou. A importância do Brasil também foi destacada por executivos da Marriott, Hyatt e BWH Hotels.

Cristiano Gonçalves, VP de Desenvolvimento para a América do Sul da Hyatt Hotels, afirmou que, embora a empresa possua quatro hotéis no Brasil, a fundação está pronta: “Estamos prontos para trabalhar e crescer no Brasil, especialmente por meio da nossa marca Hyatt Select, que foca na conversão de hotéis de médio porte.”

Richard Rehwaldt, vice-presidente para a América Latina da BWH Hotels, enfatizou o interesse e o desafio de crescer no mercado brasileiro. "Estamos aumentando nossos investimentos em estrutura e equipamentos para expandir nossa presença. Também estamos fazendo ajustes administrativos como parte de nossa estratégia para atingir nosso objetivo de crescimento", enfatizou, referindo-se, entre outros pontos, à adoção de contratos legais adequados ao mercado (e à língua portuguesa), bem como à remuneração em reais. Andrés Farjado, CEO da GHL Hotels, destacou os pilares de diferenciação da empresa: "Somos multimarcas, temos escala e queremos crescer ainda mais", enfatizou.

 

Os destaques do segundo dia incluíram a sessão principal, “Impulsionando o futuro da hospitalidade: insights exclusivos de um líder global”, com a presença do CFO e EVP de desenvolvimento da Marriott International, Leeny Oberg; do painel “Condo-hotel e Timeshare como Mecanismos de Financiamento para Novos Hotéis”, com a participação de Caio Calfat, presidente da ADIT Brasil, e Paulo Augusto Mendonça, do Marrey Mendonça Advogados, com moderação de Diogo Canteras, fundador da HotelInvest.

A tecnologia ganhou destaque no SAHIC com o painel de discussão “All Inclusive 2.0: Redefinindo a experiência do hóspede para a próxima geração”, moderado por Osvaldo Chudnobsky, sócio-gerente Brasil da Howath HTL, reunindo executivos de desenvolvimento da Hyatt, Accor, Wyndham Hotels & Resorts, Meliá Hotels International e Marriott International; e com o I-Talk “Da estratégia à ação: como a IA está trazendo grande valor às operações hoteleiras”, apresentado por Victor Venâncio Dias, diretor de soluções digitais LatAm do SAMSON Group.

 

A agenda de encerramento do SAHIC 2025 incluiu a apresentação "Visão 2030 – Desafios e oportunidades futuras para o turismo e a hospitalidade na região", com palestrantes da Accor, HotelInvest, IDB Invest e MARAEY, além do CEO e fundador do SAHIC Group, Arturo García Rosa. Sem anunciar o local da próxima edição, Arturo García Rosa destacou que a 20ª edição do evento será realizada em 2026. "Estamos mais do que prontos para apresentar uma edição ainda mais especial, marcada por novidades, networking, interação, capacitação e muito conteúdo de qualidade", afirmou.

 

O evento no Brasil contou com um conjunto de marcas patrocinadoras e apoiadoras: Host Patron: Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e TurisRio; Principais anfitriões: Prefeitura do Rio de Janeiro, Invest Rio e RioTur; Accor, HotelInvest, CityExpress by Marriott, BWH Hotels, MARAEY, Hyatt, Peru, Wyndham Hotels & Resorts, GHL Hotels, Equador, CBRE Hospitality, JLL, Lighthouse, STR, Horwath HTL, QUBICAAMF, EDSA, Ministério do Turismo do Brasil, BID Invest, IFC – Corporação Financeira Internacional, CAF, ADIT Brasil, SHP, CANATUR, ABIH-RJ e CC.

 



Postado por
no dia 27/03/2025 às




ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Turismo e Mercado

LEIA TAMBÉM: