Aumenta o tempo de permanência e gastos dos turistas em São Paulo
Núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), divulgou o resultado do levantamento que traçou o perfil
Pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo da SPTuris mostra as características dos hóspedes em hotéis em São Paulo no primeiro semestre deste ano
O Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), divulgou o resultado do levantamento que traçou o perfil dos hóspedes em hotéis da capital paulista no primeiro semestre de 2013. Entre as novidades, o estudo apurou que aumentou o tempo de permanência na cidade de 2,7 para 3,4 dias na comparação com o mesmo período de 2012. O gasto dos visitantes na cidade também subiu, passando de R$ 1354,46 para R$ 1745,96 este ano, destinados principalmente à hospedagem, alimentação, compras e lazer.
O perfil predominante dos hóspedes continua sendo formado por homens (65,6%) - embora a presença de mulheres tenha crescido de 30,7% para 34,4% -, vindos principalmente do interior de São Paulo (26,6%), cujas principais motivações são os negócios e os eventos que, juntos, somam 76,4%.
O estudo realizado pelo Observatório do Turismo aponta ainda hábitos característicos destes turistas, como check in às segundas (23,1%), check out às sextas (21,1%) e predominância por viagens desacompanhados (64,3%).
Durante a estadia na cidade, os visitantes também demonstraram que aproveitam a oferta de cultura e lazer paulistanos. Entre as atividades mais realizadas estão Gastronomia (26,8%), Compras (17,7%) e Vida Noturna (13,1%).
Para o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, o resultado do estudo demonstra que a estratégia de fazer com que o turista de negócios fique mais tempo e aproveite mais a cidade está dando certo. "Desenvolvemos várias iniciativas para mostrar a esses visitantes que São Paulo vai muito além dos negócios. E vemos que o tempo de permanência está crescendo, assim como os gastos com lazer. Estamos no caminho certo", diz. Ele ressalta programas como o Fique Mais Um Dia, os Roteiros Temáticos, os novos mapas por região e alguns projetos para nichos, como o novo Guia São Paulo LGBT, que será lançado em setembro durante a Feira das Américas - ABAV 2013.
Veja o estudo na íntegra no site www.observatoriodoturismo.com.br.
Postado por Angela Karam no dia 13/08/2013 às 10:22